Newgarden vence em Mid-Ohio e assume a liderança do campeonato

Americano da Penske faz bela ultrapassagem sobre Will Power e domina a prova, assumindo a liderança do campeonato com Dixon e Hélio terminando no top10. Tony Kanaan termina em décimo-sexto.

Agora líder do campeonato, Newgarden já tem 3 vitórias pela Penske. (Foto: IndyCar)

A largada da prova aconteceu às 16h45 no horário brasileiro. Josef Newgarden tentou ultrapassar Will Power logo na largada por fora, mas o australiano fechou bem a porta e o americano quase perdeu o segundo lugar para Takuma Sato. A maioria das posições seguiam as mesmas, mas Marco Andretti se destacava com uma grande largada para chegar ao top10.

Na segunda volta, Newgarden tentou passar Power por fora e, novamente, não obteve êxito. Logo atrás, Graham Rahal pressionava Sato e o japonês da Andretti perdia um pedacinho da asa batendo no carro do piloto americano.

Os pilotos seguiam naquele trenzinho típico de Mid-Ohio, como acontece com bastante frequência. O destaque do começo da corrida ficava para os últimos colocados que, em tentativa de fazer uma estratégia diferente, paravam mais cedo, torcendo para dar alguma bandeira amarela na prova. Casos de Max Chilton, Ed Jones e Esteban Gutierrez.

Após algumas voltas sem pressionar, Newgarden finalmente tomou a iniciativa e fez uma sensacional ultrapassagem pra cima do líder da prova, Power. O americano tentou pelos dois lados e mergulhou por dentro, assumindo assim a liderança da corrida. Logo atrás, Rahal saía lançado da curva e superava Sato, pulando para terceiro e rapidamente colou em Power na briga pelo segundo lugar.



Os líderes foram para os pits e vantagem de Newgarden cresceu. Rahal até conseguiu superar Power, voltando à sua frente, mas logo perdeu a posição com os pneus ainda frios. Pagenaud e Alexander Rossi eram os vencedores da primeira rodada nos boxes e vinham em quarto e quinto, já que Ryan Hunter-Reay rodava de forma infantil tentando superar o companheiro de time do carro #98.

Com muitos problemas, Scott Dixon antecipou a sua segunda parada para a volta 33 e mexeu bastante na asa dianteira, voltando apenas em 19º. Dos líderes, tirando Dixon, Newgarden foi quem foi aos pits primeiro, na volta 40. E o americano voltou muito bem, colocando 6s para Power, Rahal, Rossi, Pagenaud, Helinho, Sato, Hinchcliffe, Dixon e Andretti, que eram os dez primeiros após a segunda janela de paradas.

Newgarden continuava soberano e mantinha a frente confortavelmente sobre Power. Rahal era o terceiro, enquanto Pagenaud mostrava agressividade e superava Rossi, para assumir o quarto lugar.

Os pilotos se aproximavam para a última e decisiva janela de pit-stops e tudo levava a crer que o americano marcharia para uma vitória tranquila. No entanto, Ed Jones rodava e aparecia parado ao lado da pista, chamando uma bandeira amarela péssima para Newgarden.

A bandeira amarela saiu e os pilotos partiram para as 20 voltas finais. Newgarden começou a tentar escapar sendo escoltado pelo retardatário Gutierrez. O americano da Penske vinha de pneus duros, enquanto Power, Rahal, Pagenaud e Sato o perseguiam de pneus macios. Rossi, Helinho, Hinchcliffe, Hunter-Reay e Dixon completavam o top10.

Na pista difícil de ultrapassar que é Mid-Ohio, Gutierrez acabou ajudando Newgarden, que usava o botão de ultrapassagem para abrir ainda mais distância. Mesmo quando Power ultrapassou o mexicano, o australiano não conseguiu atacar seu companheiro. Newgarden então caminhou tranquilamente para a terceira vitória no campeonato e na Penske, a sexta na Indy e assumiu assim a liderança do campeonato, tornando-se candidatíssimo ao título da IndyCar já no ano de estreia pela equipe.

Dos brasileiros, Helio Castroneves teve prova regular e terminou em sétimo, à frente de Dixon, que agora é o terceiro no campeonato. Tony Kanaan teve um final de semana apagado e terminou em décimo-sexto.

Confira abaixo o resultado final da prova:


A IndyCar tem uma pausa de três semanas agora e volta apenas no dia 20 de agosto, com as 500 milhas de Pocono. Até lá!!

Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário