O canadense da Carlin conseguiu achar grande ritmo de prova e venceu a segunda corrida em Raod America, a frente de Kyle Kaiser, Colton Herta e Matheus Leist. Eu não sei mais nada dessa nova realidade.


Essa estranha etapa começou no sábado de manhã, com o treino classificatório da segunda prova em Road America. Pela manhã a Carlin dominava novamente, colocando os três pilotos relevantes da equipe entre os cinco primeiros no grid e Matheus Leist se encaminhava para sua terceira pole seguida após fazer 1:52.0 mas colton Herta, que teve problemas no primeiro treino classificatório e lhe proporcionou uma primeira corrida apagada, conseguiu dar uma volta a mais que os outros na classificação e conseguiu fazer a melhor volta do dia, tirando a pole de Leist por dois centésimos de segundo.

Mazda Indy Lights Grand Prix of Road America Presented by Allied Building Products race 2


Curva cinco, colta um: Urrutia se tornando segundo, de Melo já em quarto e Blackstock sendo jogado para fora da pista.
A largada da segunda prova, realizada no domingo pouco depois do Warm-Up da Indycar, ocorreu sem incidentes e sem maiores surpresas dado que, ao contrário da corrida 1, o convidado deu a bandeira verde quando os carros já estavam na reta principal.

Colton Herta largou bem e nem foi incomodado até a curva cinco. Kyle Kaiser e Santiagu Urrutia acompanharam o filho de Bryan Herta e largaram bem, com Kaiser passando Matheus Leist e Urrutia passando Zachary Claman de Melo na freada da curva um e Matheus leist na freada da curva três.Herta passou sozinho na curva cinco, enquanto Urrutia passava Kaiser para assumir o segundo lugar, levando o xis do americano e voltando para o terceiro lugar na curva segunte; e de Melo passava Leist pelo quarto lugar. 

Mais atrás deles acontecia um 4-wide entre Neil Alberico, Aaron Telitz, Nico Jamin e Shelby Blackstock. como não cabe esse tanto de gente na entrada da curva cinco, Blackstock acabou indo para a área de escape, enquanto Alberico passava em quinto e Telitz em sexto, tendo em vista que Jamin teve problemas de câmbio e teve de abandonar.
Claman de Melo pressionando Herta.
No fim da primeira volta, Herta passava com mais de um segundo de vantagem para kaiser, que tinha pequena vantagem para Urrutia e de Melo, Leist, Alberico, o duo da Andretti (Dalton Kellett e Ryan Norman) e Juan Piedrahita.

A partir daí começou a subida de Zachary Claman de Melo. O canadense vinha pressionando Urrutia desde a metade da primeira volta e quando conseguiu uma grande reta para emparelhar (a grande reta principal), passou Urrutia antes mesmo de chegar na freada da curva um, pressionou Kyle Kaiser pelo resto da segunda volta até colocar de lado e ultrapassar o piloto da Juncos na curva doze, assumindo a vice-liderança e indo à casça de Colton Herta. 

O piloto da Andretti tinha uma distância de cerca de um segundo para o pelotão, mas de Melo chegou muit rápido e começou a pressioná-lo no começo da terceira volta. A pressão do canadense da Carlin fez herta assumir uma linha defensiva e logo os carros mais de trás começaram a chegar nos dois pilotos. Na quarta volta já havia um pelotão de sete pilotos bem próximos, onde Leist conseguiu passar Urrutia na curva cinco e assumir o quarto lugar da prova, ficando atrás de Kaiser, de Melo e Herta.

De Melo foi paciente e, para assumir a liderança, esperou por um erro de Herta, que veio no fim da quinta volta, quando Herta freou e derrapou um pouco na última curva. De melo emparelhou com o piloto da Andretti e conseguiu passá-lo na freada da curva um, assumindo a liderança da prova.  De Melo trouxe Kaiser consigo, que conseguiu passar Herta na curva três da sexta volta.

A partir daí, De Melo começou a disparar, enquanto Kaiser conseguia abrir distância para Herta, Leist e Urrutia, que abriam distância para Alberico, Telitz e o resto do pelotão. 

Enquanto Santiago Urrutia caia feito pedra.
Na nona volta (de vinte previstas) Telitz e Alberico brigavam pelo sexto posto, quando ficaram lado a lado na curva cinco e houve um toque, com Alberico passando pela área de escape e voltando quase no fim do pelotão. Telitz continuou incólume e pressionando Urrutia pelo quinto lugar, posição que conseguiu quando colocou de lado no uruguaio na reta principal da volta onze e o passou na freada da curva um.

Urrutia foi perdendo desempenho ao longo da prova, devido ao desgaste de seus pneus e foi sendo ultrapsaado por Blackstock (curva cinco, volta treze) e Ryan Norman (curva cinco, volta quinze) e, na última volta da prova, quando se defendia dos ataques de Neil Alberico pelo oitavo lugar, se pneus traseir direito estourou, e o uruguaio completou a prova quase no fim do grid.

Mais atrás Shelby Blackstock e Ryan Norman se aproveitaram do bom ritmo de prova de seus carros e, desviando de outros toques e rodadas, completaram em sexsto e sétimo, respectivamente.  Um pouco a frente dos dois, passou Aaron Telitz, que fez um fim de corrida solitário após a queda de Urrutia.

Mais a frnete, Kaiser, Herta e Leist brigavam pelas posições no pódio e, apesar de Leist pressionar bastante Herta, no fim da prova o brasileiro já não tinha mais pneus e se conformou com o quarto lugar e a vice-liderança do campeonato. Herta bem que tentou até a volta treze pressionar Kaiser, mas o carro da Juncos se mostrou melhor no  fim da prova e Herta ficou com a terceira posição, enquanto Kaiser ficou no segundo lugar da prova e na liderança do campeonato.

Um ano-luz a frente de todos, Zachary Claman de Melo surpreende a todos com seu ritmo de prova e vence!!
Resultados e pódio.
No campeonato Kyle Kaiser ainda lidera o campeonato com 199 pontos, 27 pontos a frente do brasileiro Matheus Leist, agora vice-lider isolado e onze pontos a frente de Colton Herta.

A próxima etapa é nesse fim de semana, no domingo antes da corrida da Indy. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário