O uruguaio vem se recuperando cada vez mais na segunda metade do campeonato, principalmente num estranho fim de semana onde os principais pilotos andaram mal.


Seguindo para o antepenúltimo fim de semana da temporada 2017 da Indy Lights, os 14 carros seguiram para Lexington se perder no meio do mato em Mid-Ohio. O fim de semana começou razoavelmente normal, com o líder do campeonato, Kyle Kaiser, e os três principais pilotos da Carlin, a equipe líder do campeonato, andando bem. O que todos não contavam era com Colton Herta e Santiago Urrutia reaparecendo na frente de todos eles tanto no treino livre quanto no treino classificatório.

No treino classificatório, Santiago Urrutia confirmou o favoritismo repentino e conseguiu a pole da prova 1, mais de meio segundo a frente de Colton Herta e dos surpreendentes Nico Jamin e Shelby Blackstock. A Carlin caiu um bocado no treino classificatório, e o mais afetado foi o brasileiro Matheus Leist, que conseguiu apenas o 12º lugar, enquanto o líder do campeonato, Kyle Kaiser, conseguiu o sexto lugar no grid de largada.

Cooper Tires Indy Lights Grand Prix of Mid-Ohio Powered by Mazda race 1


A largada, assim como toda a corrida, foi tranquila e sonolenta. A primeira largada foi abortada porque Urrutia demorou muito para começar a acelerar, mas a segunda largada aconteceu. Urrutia pulou bem na ponta, enquanto Herta largou mal e perdeu a segunda posição para Jamin. Mais atrás, Kaiser largou mal e perdeu posições para Aaron Telitz, Neil Alberico e Dalton Kellett, caindo para o nono lugar na primeira volta. Matheus Leist conseguiu passar Ryan Norman na curva quatro e subiu para o 11º lugar.

A primeira volta terminou com Urrutia na ponta, seguido por Jamin, Herta, Blackstock, de Melo, Alberico, Telitz, Kellett, Kaiser e Piedrahita.

Aos poucos os pilotos foram se separando na pista, devido aos seus desempenhos diferentes. Urrutia conseguia abrir diferença para Jamin, que segurava Herta, Blackstock e de Melo. Os quatro abriam distância para Alberico, Telitz e Kellett. Mais atrás, na segunda volta, Piedrahita e Leist também passavam Kyle Kaiser, que vinha sofrendo com problemas de dirigibilidade.

Esse problema fez com que o grupo do fundão ficasse preso atrás de Kaiser, mas logo todos, com exceção de Garth Rickards, conseguiram passar o líder do campeonato, que terminou a corrida no 12º lugar. Quem se recuperou no fim da prova foi Ryan Norman, que conseguiu passar Kaiser na volta 12 (de 30 totais) Leist na volta 21 e Piedrahita na volta 27, todas as ultrapassagens na curva quatro. Com isso, o americano conseguiu salvar um top 10 terminando no nono lugar, com Piedrahita em décimo e Leist em 11º, quando Nicolas Dapero abandonou com problemas em seu câmbio.

No grupo de trás, na terceira volta, Kellett consegui passar Telitz pelo sétimo posto e desse modo terminaram. Telitz passou sozinho no oitavo lugar, um segundo e meio atrás de Kellett, que passou um segundo e meio atrás de Neil Alberico, o sexto colocado. 

O top 5 ficou consideravelmente próximo durante toda a prova. A diferença de Urrutia desapareceu quando Colton Herta conseguiu retomar o segundo lugar passando Nico Jamin na quinta volta. O filho de Bryan Herta tirava de dois a três décimos toda volta, e chegou no uruguaio na volta 12. Mais atrás, o francês Nico Jamin brigou para segurar Blackstock e se manter no pódio, seu trabalho ficou um pouco mais fácil quando o carro da Belardi começou a ter problemas de desgaste de pneus, e Blackstock teve que se defender de Claman de Melo, que vinha próximo no quinto posto. No fim, não aconteceu ultrapassagem alguma e Jamin conseguiu um pódio, enquanto Blackstock ficou no quarto lugar e de Melo ficou em quinto.

Na briga pela ponta Colton Herta pressionou o tempo todo mas, assim como tipicamente acontece em Mid-Ohio, conseguiu chegar próximo o suficiente para emparelhar com Urrutia apenas uma vez na volta 18, mas não conseguiu a ultrapassagem e teve de se contentar com o segundo lugar, enquanto Santiago Urrutia vencia a primeira prova do fim de semana!


Apesar do resultado desastroso, Kyle Kaiser continua com a gigantesca diferença de 49 pontos, entretanto, a vice-liderança mudou de mãos. Colton Herta agora está um ponto a frente de Matheus Leist e dez pontos a frente de Santiago Urrutia.

A próxima prova acontece no domingo, na hora do almoço. Até lá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário