USF2000: Rinus VeeKay vence a primeira prova de Road America

O holandês da Pabst Racing consegue quebrar a sequência de vitórias de Oliver Askew. Lucas Kohl finalmente contrariou seu karma e conseguiu seu primeiro pódio na categoria, enquanto Bruna Tomaselli teve problemas.


A temporada 2017 da USF2000 chegou a metade com a rodada dupla em Road America. Os dezenove carros foram para a pista ainda na quinta-feira, para a única sessão de treinos livres do fim de semana. Essa sessão foi liderada pelos três pilotos da Pabst Racing: Rinus VeeKay em primeiro, Calvin Ming em segundo e o brasileiro Lucas Kohl em terceiro. Os três ficaram mais de meio segundo a frente do líder do campeonato Oliver Askew e do estreante David Malukas, que fizeram o quarto e quinto tempos, respectrivamente.

No treino classificatório, realizado na sexta de manhã tivemos uma grande surpresa na pole. Até o finzinho do treino tudo se encaminhava como vinha acontecendo nas últimas três rodadas duplas: Oliver Askew vinha liderando, com três décimos de vantagem sobre Rinus Veekay e Robert Megennis, mas nos segundos finais David Malukas, com a surpreendente BN Racing (ex Carlin Benik, Benik Racing e Benik Kart Racing) fez um tempo de volta quase um segundo mais rápido que Askew e conseguiu a pole. Ainda nos segundos finais, Moises de La Vara e Lucas Kohl conseguiram melhorar seus tempos e assumiram o quarto e quinto lugares, respectivamente.  Bruna Tomaselli teve problemas durante todo o fim de semana para conseguir desempenho e acabou com o último tempo.


Cooper Tires Grand Prix of Road America Powered by Mazda race 1


A largada, ao contrário de todas as outras etapas até aqui, aconteceu sem acidentes. Askew conseguiu assumir a ponta na freada da curva um, passando Malukas por fora. Entretanto, recebeu o troco na curva cinco, com Malukas passando a liderar a prova. Na curva cinco, Kohl conseguiu passar de la Vara e assumiu o quarto lugar, atrás de VeeKay e a frente de de la Vara e Thompson. Bruna Tomaselli tinha passado Jayson Cluine e Ricky Donison, subindo pro 17º posto.

Os dez primeiros no final da primeira volta eram: Malukas, Askew, VeeKay, Kohl, Moisés de la Vara, Parker Thompson, Robert Megennis, Kaylen Frederick, Devin Wojcik e Colin Kaminsky. 

Nna segunda volta (de 14 totais), VeeKay passou Askew na curva um e Malukas na curva cinco, assumindo o primeiro lugar, mas na próxima volta o piloto holandês cometeu um erro, deixando Malukas de volta na liderança, Askew em segundo e Kohl em terceiro, com o holandês relegado ao quarto lugar. Askew imediatamente colocou a pressão sobre Malukas, que, na ânsia de se  defender, fazia zigue-zagues durante as retas e levou uma advertência da direção de prova.

Na volta quatro, depois da advertência Malukas parou de ziguezaguear e Askew pegou o vácuo dele na reta antes da curva doze. O piloto da Cape tentou colocar por fora, mas não conseguiu frear a tempo e acabou não só levando o xis, mas perder posições para VeeKay e Kohl. Malukas foi atrapalhado pelo movimento de Askew e Veekay, que vinha logo atrás, conseguiu colocar de lado e assumir a liderança da prova, relegando Malukas ao segundo lugar.
Briga intensa no pelotão da frente.
Um pouco mais atrás, de la Vara, Thompson e Megennis brigavam pelo quinto lugar, até que o piloto do México passa reto na curva da vitória, indo para a caixa de brita e caindo para o fim do grid.

Enquanto isso, lá na frente, Veekay conseguiu colocar uma pequena liderança de quase um segundo para Malukas, enquanto Askew se recuperava, passando Kohl na volta seis e Malukas na volta sete, recuperando a vice-liderança. Mais atrás, Thompson conseguia se separar do pelotão aintermediário e ficar mais tranquilo no quinto lugar, enquanto Megennis, Kaylen Frederick e Calvin Ming brigavam pelo sexto lugar.

Entretanto, na volta dez foi quando os problemas de Askew começaram. O piloto vinha persegundo VeeKay pela liderança da prova, quando freou muito tarde na curva doze e passou na área de escape. As batidas no assoalho fizeram com que a suspensão tivesse problemas, constatado quando Malukas e Kohl conseguiram passar por ele já na curva seguinte. Askew foi para os boxes e a Cape Motorsports conseguiu arrumar o carro e voltar para a prova, mas Askew perdeu uma volta no processo.

Na briga pelo quinto lugar, Calvin Ming se aproveitava do ótimo desempenho do seu carro e subia para o quinto lugar após passar Megennis na volta onze, tentando chegar na briga com Parker Thompson pelo quarto lugar e deixando Megennis para brigar com Frederick. No fim, o piloto de 14 anos conseguiu passar Megennis na última volta e assumiu o sexto lugar, rele gendo Megennis ao sétimo posto. Ming tentou brigar com Thompson pelo quarto lugar, mas teve de se contentar em ficar com a quinta posição, atrás do canadense.

O incidente com Askew fizeram as coisas ficarem mais tranquilas lá na frente. Kohl se menteve sempre próximo de Malukas, mas não conseguiu fazer ataques ao piloto da BN Racing e ficou no terceiro posto, enquanto Malukas competava em segundo e, mais a frente, Veekay vencia a prova!

Resultados el pódio. Tente achar o Roberto Pupo Moreno.

Com a vitória, VeeKay se aproximou um pouco da liderança do campeonato, fazendo a diferença cair para 34 pontos (Aslew tem 193 pontos enquanto VeeKay tem 159 pontos). Frederick ainda é o terceiro colocado do camponato (125 pontos), pouco a frente de Thompson (117) e Megennis (96). Lucas Kohl subiu seis posições no campeonato e agora está no nono lugar com 64 pontos, enquanto Bruna Tomaselli está no 24º posto com 20 pontos.

A próxima corrida é hoje às 15h10. Até lá!!!
Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário