Neozelandês da Ganassi conquista a primeira vitória na temporada e dispara na liderança do campeonato. Helinho termina em terceiro e Tony Kanaan se envolve em toque com Rossi, bate sozinho e termina em último.

Dixon dispara na liderança do campeonato. (Foto: IndyCar)

A largada ocorreu por volta das 14h15 no horário de Brasília e ocorreu de forma limpa, sem nenhum acidente. Helinho manteve-se na ponta e Josef Newgarden ultrapassou Will Power nas primeiras curvas. Nas primeiras posições não houveram muitas mudanças a não ser esta. Mas do meio do grid pro fim tivemos muitas disputas como JR Hildebrand com Conor Daly, Carlos Muñoz com Ryan Hunter-Reay, Spencer Pigot com Marco Andretti, Tony Kanaan com Alexander Rossi, dentre outras.

A primeira janela de pit stops começou logo na oitava volta com Alexander Rossi e Graham Rahal, que estavam com os pneus macios já bastante desgastados. Os líderes pararam apenas na volta 13, com Helio, Dixon, Power e Pagenaud. Apesar do bom ritmo que o brasileiro da Penske vinha em primeiro, Newgarden, que parou na volta seguinte, quase tomou a liderança de Helinho da prova em Road America.

Algumas voltas mais tarde, Hélio começou a perder um bocado de rendimento e, com isso, Newgarden assumiu a liderança na volta 20. O ritmo do brasileiro não era bom, tanto que Dixon, então terceiro, também o passou algumas voltas depois. Enquanto Newgarden abria vantagem, os demais primeiros colocados da prova tentavam economizar combustível para fazer três paradas apenas, como Power e Pagenaud, que vinham em quarto e quinto, respectivamente.



E então veio a primeira amarela da prova com Takuma Sato, que rodou sozinho após a curva do carrossel e quase teve um acidente feio na reta oposta de Road América. O piloto acabou não batendo e ficou apenas atravessado na pista, pra sorte dele. Os pilotos então aproveitaram mais uma vez para fazerem as suas paradas.

Apenas duas voltas em amarela mais tarde, a prova continuou na volta 28. Dixon voltaria na frente de Newgarden e assumindo a liderança, com Helinho pressionando o piloto do #2 da Penske, quase conseguindo a ultrapassagem. Mais pra trás, Rossi vinha em forte ritmo e tentava ultrapassar Power e Pagenaud, conseguindo as ultrapassagens voltas mais tarde. A partir deste momento, a corrida entrou em ritmo morno, com alguns pilotos precisando economizar combustível.



Pouco depois da maioria dos pilotos fazerem as suas últimas paradas nos pits, Tony Kanaan vinha “embrasado” pra cima de Alexander Rossi, que acabou fechando um pouco o brasileiro e, com isso Kanaan perdeu parte da asa dianteira e acabou perdendo também o controle de seu carro, batendo forte contra o muro após a curva do carrossel. Nada de grave aconteceu com o experiente piloto que fazia uma prova morna, mas isso acabou causando a segunda bandeira amarela da prova e o fim de corrida para o brasileiro da Ganassi.

Após uma longa amarela para retirar o carro de Kanaan e limpar a pista, a relargada da corrida veio e novamente as posições dianteiras não mudaram. Apenas do meio pro fim do pelotão que o pega era grande, com Hildebrand, Gutiérrez, Daly, Marco Andretti (este uma volta atrás). Hinchcliffe e Hunter-Reay ainda se envolveram em toques no fim da prova e perderam posições (além de muitas partes de asa dianteira novamente), mas nada que chegou a causar mais uma bandeira amarela.

Nas últimas voltas, Newgarden tentava apertas Dixon, mas o experiente piloto da Ganassi garantiu a sua primeira vitória na temporada e a liderança isolada do campeonato de 2017. Hélio Castroneves, economizando combustível boa parte da prova, não conseguiu chegar nos dois primeiros, assim como Pagenaud em quarto e Power em quinto, também não chegaram a ameaçar muito o piloto brasileiro, que havia largado na pole position.

Confira abaixo o resultado final da prova:


A próxima corrida acontece daqui duas semanas, no dia 9 de julho, em Iowa. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário