Pro Mazda: Franzoni vence a primeira em Indianápolis

O brasileiro da Juncos Racing doutrinou e conseguiu sua primeira vitória na categoria na primeira corrida em Indianápolis; Carlos Cunha passou perto do pódio e conseguiu seu segundo Top 5 na temporada.


58 dias depois da primeira etapa da temporada a Pro Mazda voltou a correr, fazendo sua segunda rodada dupla no circuito misto de Indianápolis.  Para essa etapa tínhamos quinze carros inscritos; onde Max Hanratty, que correu a primeira etapa, pularia a etapa de Indianápolis para correr no IMSA, e em seu lugar veio Matt Machiko, que correu a primeira etapa pela FatBoy Racing! Juntando com Bob Kaminsky em equipe própria, totalizamos um piloto a mais do que na corrida passada.

Nos treinos de quinta-feira a vantagem da Team Pelfrey ter dois pilotos a mais que suas concorrentes se fez valer e TJ Fisher, um dos poucos da categoria a ter experiência nessa pista, fez o melhor tempo; Anthony Martin, que venceu as duas primeiras corridas da temporada, fez o segundo tempo, a frente dos dois brasileiros: Carlos Cunha, estreante da Team Pelfrey, e Victor Franzoni, que já correu em Indianápolis na Pro Mazda no ano passado. No treino da tarde a experiência de Franzoni começou a fazer diferença e ele liderou a sessão, a frente de Martin, Cunha e Fisher. Foi nesse treino que tivemos a primeira baixa, quando o carro de Brendan Puderbach teve um problema de motor e o piloto (que é um dos sócios da FatBoy Racing!) anunciou que abandonaria esse fim de semana.

Ontem veio o treino classificatório e a primeira corrida do fim de semana. Nos trinta minutos de classificação, a maioria dos pilotos fez duas saídas de quase dez voltas cada uma, ainda em busca de alguma melhora em ajustes, enquanto Franzoni e Martin deram menos voltas. No fim do treino, Franzoni jantou a concorrência, fazendo tempos quase meio segundo mais rápidos que seus rivais e ficando com a pole position. Martin fez 1:23.85 e pensava que tinha assegurado o segundo lugar, já que os pilotos da Team Pelfrey estavam virando acima de 1:24, mas TJ Fisher fez um tempo quatro centésimos melhor e ficou na primeira fila. Carlos Cunha também melhorou seu tempo e quase superou Martin, mas acabou ficando no quarto lugar do grid.

Mazda Road to Indy Grand Prix Presented by Royal Purple Supporting the Lupus Foundation of America race 1


No meio da tarde de sexta veio a corrida e com uma largada confusa. Franzoni não largou muito bem e os carros que estavam nas posições pares conseguiram avançar. TJ Fisher conseguiu a liderança da prova durante a reta, mas Anthony Martin passou Franzoni, se posicionou por dentro e tomou a liderança na curva um. Phillipe Denes passou Fisher, Cunha e Franozni para assumir o terceiro posto, a frente de Franzoni, Lastochkin e Cunha.

Franzoni passou Denes apenas duas curvas depois da largada e passou Fisher na reta oposta, assumindo o segundo lugar e partindo à caça de Martin. Fisher errou na curva dez e segurou o grid, enquanto Denes era surpreendido e errava tanbém, deixando Lastochkin e Cunha passar os dois e assumirem o terceiro e quato lugares, respectivamente.

Enquanto os carros da Team Pelfrey brigavam mais atrás, Martin e Franzoni brigavam mais a frente. Franzoni descontou um segundo que Martin tinha de diferença em duas voltas e começou seus ataques na volta cinco. Nessa volta o brasileiro conseguiu colocar por dentro de Martin na curva um, ambos ficaram lado a lado por mais três curvas, mas martin tinha a preferência na curva e manteve a liderança.

Mas, na volta seguinte, não teve chance para Martin. Franzoni emparelhou novamente por dentro, freou mais tarde e ultrapassou o australiano, conseguindo a ponta da prova!

Mais atrás, Lastochkin começou a ter problemas de freio, e seu lugar no pódio acabou escapando. O russo tinha que frear muito cedo nas curvas, e acabou ultrapassado pelos seus companheiros de equipe. Fisher assumiu o terceiro lugar na volta quatro, enquanto Cunha passou o russo na volta oito. Lastochkin andava cada vez mais lento e foi ultrapassado por Denes na volta 17, terminando no sexto lugar. Denes assegura um ótimo quinto lugar.

Oito segundos a frente deles acontecia a briga pelo pódio. Cunha conseguiu se aproximar de Fisher na volta onze, mas não conseguiu diminuir a diferença o suficiente para emparelhar com seu companheiro de equipe e brigar pelo terceiro posto, tendo que se conformar com o quarto lugar e vendo Fisher terminar no terceiro lugar pela terceira vez nessa temporada.

Isso porque lá na frente Martin tentou, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Franzoni, tendo que se conformar com o segundo lugar enquanto Victor Franzoni vence!

Resultados e pódio.
No campeonato Martin continua liderando com 91 pontos, mas sua vantagem para Franzoni diminuiu para apenas oito pontos. Carlos Cunha é o quarto colocado no campeonato, com 49 pontos.

A próxima prova acontece daqui a pouco, as 10 e 15 da manhã. Até lá!
Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário