Largando em segundo, piloto da ECR lidera praticamente todas as voltas da prova e vence a primeira na temporada. Tony Kanaan e Hélio Castroneves deram azar nas amarelas e terminaram em sétimo e décimo-terceiro, respectivamente.



A largada da prova aconteceu por volta das 18h40 no horário de Brasília e ocorreu de forma limpa. Saindo na pole, Pagenaud logo foi ultrapassado pelo americano Josef Newgarden, que iniciava assim um desempenho arrasador que durou até a bandeira quadriculada. Desculpem o spoiler.
Hélio Castroneves manteve a terceira colocação da largada enquanto Tony Kanaan subiu de sexto para quarto. Will Power fechava o top 5. Todos seguidos por Chilton, Aleshin e Dixon. Com 15 voltas, os ponteiros começaram a enfrentar tráfego.
Com 40 voltas completadas, alguns pilotos começaram a sentir o desgaste dos pneus. Um deles foi o brasileiro Tony Kanaan. Isso viria a se repetir com o piloto do corro #10 da Ganassi sempre após um determinado número de voltas depois das trocas nos pits. 


Na volta 48, Helio Castroneves foi o primeiro entre os ponteiros a fazer sua parada. No balanço final da primeira janela de pits, que durou longas 20 voltas, a ordem na prova tinha Newgarden doutrinando, Pagenaud, Castroneves, Kanaan e Montoya em quinto.
Mostrando estar com o carro na mão, Newgarden abria vantagem sobre todo mundo. Com 78 voltas, seu ritmo era tão forte que ele colocou uma volta em Tony Kanaan, então quarto.  Na volta 84, pôs uma volta de vantagem sobre Castroneves, o terceiro. 
Para se ter uma ideia da dominação de Newgarden, com menos de 100 voltas das 300 programadas, ele colocou duas voltas de vantagem sobre o 13º colocado e chegou perto de Pagenaud, que era o segundo. Só não colocou uma volta sobre o francês por conta do tráfego. Até que...



A primeira bandeira amarela surgiu na volta 109, quando explodiu o motor de Ryan Hunter-Reay, explodindo também o bolão de todo mundo. Foi emblemático para sintetizar os problemas da equipe Andretti, que tem tradição de dominar as provas em Iowa, e de Hunter-Reay, que havia vencido três das últimas quatro corridas no circuito.
A bandeira amarela ajudou todo o pelotão que estava uma volta atrás de Newgarden e deixou novamente 13 pilotos na mesma volta, além de agrupá-los. Na passagem 176, Montoya superou Castroneves e o brasileiro foi para o pit. Mas quatro voltas depois o motor do carro do colombiano explodiu, causando nova bandeira amarela. Assim, o pit de Castroneves acabou com suas chances na prova, ficando a duas voltas do líder. 



A corrida recomeçou na volta 189 e chegou aos dois terços com Newgarden, Pagenaud, Power, Kanaan, Dixon, Aleshin e Bourdais na frente. Um pouco depois, Dixon aproveitou-se de nova perda de rendimento do carro de Kanaan e pulou para quarto, apertando Power, que também acabou superado na volta 228. Na 232, Dixon assumiu a segunda colocação ao ultrapassar Pagenaud e ameaçou ser o perseguidor de Newgarden. Em vão.
Na volta 247, Max Chilton rodou levando a nova bandeira amarela. E novamente foi péssimo para os brasileiros, pois Castroneves e Kanaan haviam acabado de fazer o pit em bandeira verde. Não foi a tarde para o Brasil em Iowa, definitivamente.



A prova recomeçou na 260 e, faltando 10 voltas para o final, Power superou Aleshin e Pagenaud e subiu para a terceira colocação. Na passagem 295 ele ultrapassou Dixon para ficar em segundo. Enquanto isso, Josef Newgarden já estava recebendo a bandeira quadriculada, pela primeira vez em ovais e em Iowa, sendo também a primeira vitória da equipe de Ed Carpenter na temporada.
Com a vitória, Newgarden agora é o segundo colocado no campeonato, com 336 pontos. Pagenaud continua líder com 409, com Power em terceiro com 334 e Scott Dixon em quarto, com 321 pontos. Hélio Castroneves caiu para quinto, com 318 pontos. Tony Kanaan manteve-se em sexto, com 306 pontos.
Confira abaixo o resultado final da prova:

A próxima etapa da IndyCar acontece no próximo domingo (17), nas ruas de Toronto, no Canadá. Até lá!

Um comentário:

  1. Cara, Newgarden é muito bom, anda muito seja em oval ou circuito permanente. Merece uma vaga na Ganassi ou Penske. Sem dúvida nenhuma ele será campeão num futuro próximo, arrisco até a dizer, que se Pageneud não tivesse disparado tanto no início ele poderia papar o caneco até esse ano ainda. Torcendo por ele.

    ResponderExcluir