Videoteca: Relembre corridas da Indy em Gateway

Especulado para retornar ao calendário em 2016, o oval localizado na cidade de Madison, Illinois, recebeu corridas da CART entre 1997 e 2000 e da IRL, entre 2001 e 2003.


Olá pessoas! Lembram de mim? Pode não parecer, mas ainda escrevo para o Indy Center! E com essa Silly Season interminável, resolvi então fazer esse post falando de alguns dados, além das corridas antigas da Indy no oval de Madison, Illinois, mais conhecido como Gateway Motorsports Park.

Mas antes, alguns dados wikipedianos (nem todos): Construído em 1970, a pista que tem 1.25 milhas de comprimento recebeu o seu primeiro grande evento apenas em 1997, quando a CART levou os seus lindos, maravilhosos e idolatrados Reynard’s, Lola’s, Swift’s e Eagle’s de ‘santoantonio’ aberto (sqn) para correr lá.

Carro do Maurício Gugelmin na primeira corrida da Indy em Gateway. (Foto: IndyCar)

A pista é conhecida por ter um formato bastante parecido com o oval nascariano de Darlington. Mas também tem semelhança em outras pistas: Nas curvas 1 e 2, Gateway tem 11° de inclinação, semelhante à New Hampshire, enquanto que nas curvas 3 e 4 tem 9°, sendo assim semelhante ao oval de Phoenix. Nas retas, a pista tem 3° de inclinação.


Além da IndyCar, Gateway recebeu entre 1997 e 2012 etapas da NRHA, além da NASCAR Busch Series (atualmente Xfinity Series) e da Camping World Truck Series. Em 2011 a pista chegou a ser fechada pelo seu proprietário, a Dover Motorsports Inc., sendo reaberta um ano mais tarde pelo seu idealizador, Curtis François, que é o proprietário até os dias de hoje. Atualmente, de todas as categorias citadas, apenas a Truck Series continua correndo no oval de 1,25 milha.

Agora chega de enrolar. Em 24 de maio de 1997, a CART desembarcou em Gateway para a inaugural Motorola 300. A corrida, de 236 voltas, foi vencida por Paul Tracy, então na Penske. Acompanhe a corrida completa:



Já no ano seguinte, em 23 de maio de 1998, a segunda edição da Motorola 300 foi vencida pelo papão de vitórias daquela temporada: Alessandro Zanardi, que viria a conquistar o seu bicampeonato meses mais tarde, pela Chip Ganassi Racing. Clique no vídeo abaixo para assistir à corrida:



Em 1999, a etapa da CART permaneceu na mesma data: no fim de semana anterior ao memorial weekend (ou uma semana antes das 500 milhas de Indianápolis). Michael Andretti, então pela Newman/Haas, venceu a Motorola 300 e conquistou, naquela altura, a sua 40ª vitória na carreira. Confira no vídeo abaixo:



Em 2000, a CART mudou a data da etapa em Gateway para setembro, sendo realizada no dia 17 daquele mês. Juan Pablo Montoya, então pela Chip Ganassi, venceu a prova que ficou marcada por ser a sua última vitória na CART antes de ir para a F1, no ano seguinte. Acompanhe:



Para 2001, assim como a maioria dos ovais na época, Gateway migrou para o lado IRL da força e deixou a viúva já quase falida para trás. Realizada em 26 de agosto, a Gateway Indy 250 fora vencida por Al Unser, Jr., então piloto da Kelley Racing. Veja a prova completa no vídeo abaixo:



Em 2002, também realizada em agosto e com 250 milhas de distância, a etapa da IRL em Gateway fora vencida pelo brasileiro Gil de Ferran, que corria pela Penske. Acompanhe:



E em 10 de agosto de 2003, Gateway recebia a última corrida de Indycars em sua história. A Emerson Indy 250 fora vencida por outro brasileiro: Helio Castroneves, sendo assim a segunda vitória consecutiva da Penske na pista, a terceira na história. Sagrando-se assim a equipe que mais venceu no oval de St. Louis. Confira a prova completa no vídeo abaixo:



Para 2004, com as médias baixas de público e a falta de investidores/patrocinadores interessados em bancar a prova, Gateway foi retirado do calendário da IRL, nunca mais voltando desde então.

Nos últimos anos, o presidente da pista e o CEO da IndyCar, Mark Miles, tem conversado constantemente sobre uma possível data para um retorno da Indy em Gateway. Foi-se fortemente especulado que, caso Milwaukee não retorne ao calendário em 2016, uma data no início de agosto, entre as etapas de Mid-Ohio e Pocono fosse a ideal para a Indy correr por lá. Mas nenhum anuncio oficial, até o momento, foi dado. Vamos esperar por boas notícias!

Sai pra lá, Hornish! (Foto: IndyCar)

Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário