Pra quem não sabe, a cada dois meses, mais ou menos, é lançado um programa chamado "Mazda Road to Indy Highlights TV Show". Esse programa mostra algumas corridas completas da Pro Mazda e USF2000, narradas por kevin Lee e Anders Khron. Se for verem um vídeo só, veja o terceiro.

Os Hosts.
Foram ao todo (menos de) quatro horas de programas sobre as corridas da Pro Mazda e USF2000. No fim, perde-se muito dos lances mais maneiros que acontecem nessas categorias, pois são exibidas apenas quatro corridas por ano. Entretanto, são bons programas servem muito bem como Teaser para quem quiser acompanhar melhor a categoria.

Outro ponto é que, sabidamente, esse programa não é um rei de audiência na grade da NBCSN, então as próprias categorias colocam os programas completos em seus canais no Youtube. Para você não ter o trabalho de procurar todos eles, reuni todos eles nessa postagem, com o resumo de cada prova que o Indy Center Brasil fez.

Primeiro episódio (St. Petersburg e Barber)


Esse é o primeiro programa, que tem o intuito de resumir as duas primeiras rodadas duplas das categorias em St. Petersburg e Barber.

Primeiro, vemos a primeira corrida do ano da USF2000, que foi vencida por Victor Franzoni, que largava na ponta mas perdeu a liderança para RC Enerson, e a recuperou na volta dez para não perder mais. Essa vitória foi o ponto alto do brasileiro na competição, que não conseguiu repetir o resultado.
Um resumo da USF2000 em St. Pete e em Barber podem ser vistos depois do fim da prova, rapidamente.

Depois é mostrada a primeira corrida da rodada dupla de Barber da Pro Mazda. Nela, você verá Spencer Pigot vencendo de ponta a ponta, Julia Ballario rodando e causando bandeira amarela, e uma briga legal pelas terceira, quarta e quinta posição. Assim como na USF2000, dá pra ver no fim do programa flashes das duas provas em St. Pete e da segunda prova em Barber.

Segundo episódio (Misto de Indianápolis)


No segundo programa, mostrou a primeira vez que a Pro Mazda e a USF2000 adentraram o Indianapolis Motor Speedway, cada uma com uma rodada dupla.

Começando novamente pela USF2000, onde foi mostrado a primeira prova da rodada dupla. Essa prova foi boa, principalmente pelo fato de ela ter sido bagunçada pela secagem da pista. Os pilotos saíram com pneus de chuva, mas a pista já estava bem seca e eles trocaram os pneus, o que fez com que o grid ficasse mais bagunçado e várias pessoas fizessem provas de recuperação. No fim, Will Owen vence a prova (é um fato tão surpreendente quanto Carlos Huertas ganhar uma prova).  Aqui tem um resumo das duas provas.

E tivemos a segunda prova da Pro Mazda, que foi tão boa quanto uma prova de Pro Mazda: vários pilotos querendo mostrar serviço na prova que teria a maior visibilidade da categoria na temporada, resultando em tentativas mais-do-que ousadas de ultrapassagem que, na maioria das vezes, não davam muito certo e outras ultrapassagens muito boas. As duas corridas no IMS foram boas, e os dois postulantes ao título venceram: Spencer Pigot na primeira e Scott Hargrove na segunda. Aqui também tem um resumo do fim de semana.

Terceiro episódio (Lucas Oil, Houston e Toronto)


Esse é o melhor vídeo a ser visto. Primeiramente, mostra muito rapidamente as etapas que aconteceram no oval de Lucas Oil Raceway pela Pro Mazda (que Garett Grist venceu) e pela USF2000 (que Aaron Telitz venceu)

Depois são mostradas a rodada dupla da Pro Mazda em Houston e a rodada dupla da USF2000 em Toronto.

Dessa vez, primeiro foi mostrada a primeira prova da Pro Mazda. A categoria já possui corridas animadas por si só, quando chove durante a prova a emoção é garantida. Vimos largada parada, batidas entre companheiros de equipe, Scott Hargrove (mesmo sendo punido com um drive thru) vencendo aprova e o brasileiro Nicolas Costa quase conseguindo vencer sua primeira prova no campeonato. Aqui tem um resumo do fim de semana.

Na USF2000, foi transmitida a primeira corrida da rodada dupla de Toronto. Nela, tivemos muita ação principalmente no pelotão intermediário, vemos também umas das melhores provas do brasileiro Gustavo Myasava esse ano, e essa prova foi marcada pelo domínio da Cape Motorsports, onde Jake Eidson (que venceu a prova) e Florian Latorre entravam definitivamente pela luta no campeonato. Resumo aqui.

Quarto episódio (Mid-Ohio e Sonoma)


Aconselho fortemente a pular o primeiro minuto do vídeo. O programa que foi ao ar as duas da manhã do dia 5 de setembro mostra, com um áudio baixíssimo, a última corrida do ano na Pro Mazda e na USF2000.

Mas antes, teve a rodada dupla da Pro Mazda em Mid-Ohio e a rodada tripla (!!) da USF2000, que os comentaristas passam rapidamente como foi. você pode conferir melhor em texto as provas da Pro Mazda e da USF2000 pelos nossos resumos. A Pro Mazda também correu uma prova em Milwaukee, no mesmo dia da Indy Lights e da Indycar, resumo aqui.

Nesse vídeo tem as duas decisões do campeonato. Primeiro, você pode conferir o enrosco que teve entre os líderes do campeonato, que propiciaram a chegada de RC Enerson numa disputa lado a lado com Florian Latorre.  A última prova do ano foi um duelo entre eles, onde quem chegasse na frente era campeão. Resuminho (com spoilers, obviamente) aqui da primeira prova e aqui da segunda e última prova do ano.

Na Pro Mazda, você poderá todo o drama que teve em Sonoma. A decisão entre Spencer Pigot e Scott Hargrove tomou tons épicos, com direito a batida na primeira prova, supostos jogos de equipe e falhas mecânicas na segunda prova. Resumo da primeira prova aqui, e da segunda aqui, sempre com spoilers.


E essa foi a famosa cobertura da NBCSN das categorias Pro Mazda e USF2000. É pouco, mas já dá pra perceber o quanto essas categorias são competitivas e divertidas de acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário