Depois de uma boa briga no final da prova com Scott Hargrove, principal rival na luta pelo título, o piloto da Flórida recebe os louros da vitória. Nicolas Costa faz um bom fim de semana e termina na quinta posição.
(instagram @tonydizinno)

O fim de semana foi corrido para a categoria, com dois treinos livres, o treino classificatório e a corrida sendo disputado no mesmo dia.

Pigot e Kaiser lideraram as sessões
Os dois treinos livres, disputados pela manhã, foram liderados por Pigot. O piloto da Juncos continuou sua sequência de lideranças, quando ficou na ponta de cima da tabela nos dois treinos livres de ontem.

Completando o domínio da Juncos Racing, Kyle Kaiser ficou na segunda posição em ambos os treinos e a terceira posição dos treinos ficou por conta de Scott Hargrove (terceiro na primeira sessão e Garett Grist (Andretti Autosport, terceiro na segunda sessão).  Nicolas Costa, depois da nona posição no segundo treino livre de ontem, teve sessões complicadas, quando ficou em penúltimo (12º de 13 carros) na primeira sessão e em oitavo na segunda sessão.

Nos espaços entre os treinos livres, os pilotos da Team Pelfrey gravaram o vídeo abaixo. Comprove que sim, é possível errar falas em vídeos de menos de dez segundos:

(youtube @CoForce TV)

Treino Classificatório

(twitter @eolmos)
O treino classificatório, disputado as quatro horas da tarde locais, nos circuitos ovais é diferente dos disputados em misto. Cada piloto vai para a pista separadamente, são dadas duas voltas rápidas, e a média de velocidade delas é contada para a formação do grid.

Nicolas foi muito bem no qualify.
Pela ordem definida por sorteio, o primeiro a ir pra pista foi Shelby Blackstock, da Andretti. Ele e Neil Alberico (Cape Motorsports) fazem voltas com média de 130 mph, mas logo são superados por Nicolas Costa, que completa o treino com média de 131 mph e assume a ponta.

O brasileiro não é ameaçado até o penúltimo piloto ir pra pista. Spencer Pigot (quinto a ir pra pista) chega próximo ao fazer 130,9 mph de média, Scott Hargrove também passa próximo quando faz classificação com média de 130,9 mph.  

A melhor parte do treino foi, sem dúvida, JP Manterola (um dos hosts do Road to Indy TV) caindo enquanto gravava (risadas do pessoal da Juncos Racing e de Tristan Vautier)(instagram @julia_ballario)

Nicolas só foi superado por Jose Gutierrez, que vinha completamente apagado mas mostrou grande capacidade e fez 131,9 mph de média, conquistando a pole. Nicolas Costa largou na segunda posição, a segunda fila foi formada por Hargrove e Pigot, e a terceira fila foi loteada por Neil Alberico e Garett Grist.


Corrida

Largada: pilotos do sexo feminino são obrigadas a largar fora da formação (mentira, nem são).
Três horas do treino classificatório, os pilotos já fariam sua última atividade em pista no fim de semana: as 90 voltas da corrida em Milwaukee.

Gutierrez sendo ultrapassado por Nicolas e Hargrove na largada.
A pole de Gutierrez mostrou-se realmente algo excepcional, pois o piloto larga mal e logo na primeira volta o piloto já perde posições para Nicolas, Pigot e Hargrove, os novos três primeiros da prova.  A liderança do brasileiro infelizmente dura apenas duas voltas, por no terceiro giro Scott Hargrove e Spencer Pigot já o ultrapassaria. Os dois postulantes ao título permaneceram a menos de um segundo um do outro.

Os dois começam a abrir distância de Nicolas, e Jose Gutierrez, Kyle Kaiser, Neil Alberico, Shelby Blackstock e Ryan Booth ficam a menos de um segundo um do outro, formando um pelotão atrás do piloto da Team Pelfrey.

Assim a prova se seguiu até a volta 43, quando a bandeira amarela foi acionada quando Michael Johnson (até então décimo colocado) teve problemas com um pneu furado que acabou danificando sua suspensão, bandeira amarela.

A dinâmica da prova estava assim até a primeira bandeira amarela (instagram @srandall26)

Relargada na volta 46 e Pigot pula pra cima de Hargrove e assume a ponta da prova. Aproveitando o embalo, Kaiser e Alberico passam Nicolas e assumem a terceira e quarta posição da prova, respectivamente. Quem tem problemas na relargada é o mexicano Jose Gutierrez, que cai do quarto lugar pro fim do pelotão.

A prova novamente amornece, com Pigot conseguindo manter uma diferença de quase dois segundos para Hargrove, que por sua vez também mantém diferença parecida para Kaiser. Os três conseguiam abrir distância para Alberico e Costa, que novamente formavam um pelotão até a décima colocada, Julia Ballario.

Essa foi a dinâmica da prova até a volta 81, quando Garett Grist roda sozinho e aciona a bandeira amarela novamente.
Última relargada (twitter @savethemile)
Relargada a cinco voltas do fim. E apesar da pressão de Hargrove na largada, Pigot consegue novamente manter uma distância confortável nas voltas finais e vence, relegando Hargrove para a segunda posição.

Vitória!
A briga pela terceira posição foi grande na relargada. Neil Alberico pressiona Kaiser pela terceira posição, e os dois acabam se tocando, com Kaiser caindo para o fim do grid e Neil Alberico sendo ultrapassado por Shelby Blackstock, que estava em sexto na relargada e ultrapassou Nicolas Costa além dos envolvidos no acidente. Na volta 90, Blackstock completa no terceiro lugar, com Alberico em quarto.

Nicolas Costa passa a linha de largada/chegada no quinto posto, pressionado por Julia Ballario, Ryan Booth e Kyle Connery. Esse foi a segunda vez que o brasileiro correu em ovais, terminou todas as provas em quinto lugar e faz uma sequência de cinco provas no top 5, desde que saiu da M1 Racing para correr na Team Pelfrey.

No pódio, o sonho não acabou feat. Come esta merda, Blackstock!!!!!!!

Pigot com a vitória consegue abrir mais distância para Hargrove (289 contra 271), mas ainda resta uma rodada dupla em Sonoma para terminar o campeonato, e como uma vitória dá até 33 pontos, o campeonato ainda está bem aberto.  E, matematicamente,  a briga fica oficialmente restrita a esses dois pilotos, já que Neil Alberico, o terceiro colocado do campeonato, está 84 pontos atrás e é possível conseguir apenas 66 pontos na última etapa.

Nicolas Costa está na sexta posição do campeonato com 180 pontos (empatado com Kyle Kaiser, mas o brasileiro tem uma vitória, enquanto Kaiser ainda não venceu esse ano) e segue na busca pelo terceiro lugar do campeonato, que atualmente é Neil Alberico com 205 pontos.

Agora todo o certame atravessa o país rumo a Sonoma, Califórnia. No fim de semana que vem será realizada a última rodada dupla da temporada, nos dias 23 e 24 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário