Calendário 2015: Adeus Houston, olá Mosport?

A revista norte-americana Racer fez uma matéria especulativa sobre o possível calendário da próxima temporada. As principais novidades envolvem a saída da etapa de Houston, a busca pela permanência de um evento no Canadá e as corridas internacionais praticamente certas em Brasília e Dubai.

O poderoso chefão da Indy, Mark Miles, pretende anunciar o cronograma no próximo fim de semana em Fontana mas até lá algumas dúvidas podem impactar tanto o número de corridas quanto aos locais onde a IndyCar poderá ir em 2015. Se Dubai e Brasília forem oficialmente confirmadas para abrir a temporada no final de fevereiro e início de março, a IndyCar poderá ter entre 18-19 corridas no  calendário.

Fim das pistas de rally na Indy: Houston está fora. (Foto: Indycar)

A corrida no NOLA Motorsports Park deverá ser a única inclusão em território estadunidense, mas não na América do Norte. O grande ponto de interrogação é Toronto. Por causa dos Jogos Pan-Americanos a etapa não poderá ser disputada na data prevista. Os promotores do evento Kim Green e Kevin Savoree pensam em discutir com as autoridades da cidade sobre outra possibilidade no final de junho, mas a IndyCar também está olhando para uma outra opção, caso não haja um final satisfatório sobre o "caso Toronto".

Tony Cotman, que atua como consultor de pistas da IndyCar e também como comissário chefe da Indy Lights, visitou na semana passada o Canadian Tire Motorsport Park - mais conhecido como Mosport - para verificar o traçado localizado a cerca de uma hora de carro a leste de Toronto. A pista passou por uma grande reforma há alguns anos, mas provavelmente teria que fazer mais alguns ajustes para sediar uma corrida da IndyCar. Acredita-se também que o circuito Mont-Tremblant, que já sediou uma corrida da Champ Car em 2007, também está no radar como uma possível substituição para Toronto.

Esse é o Canadian Tire Motorsport Park ou Mosport.

Enquanto a pista canadense permanece em questão, haverá apenas uma corrida no Texas no ano que vem, pois Mike Lanigan, promotor da etapa de Houston, falou que a categoria não retornará ao circuito de rua localizado em Reliant Park. O evento contava com um patrocinador muito visível (Shell), mas a falta de assiduidade no calor do verão é apontada como o maior empecílho. Lanigan pensa em explorar outras opções no estado do Texas, mas somente para 2016. Uma delas é o Circuito das Américas, em Austin, atual sede do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, e a outra possibilidade é utilizar o layout do aeroporto Joint Ellington Field Reserve Base.

A tríplice coroa deve permanecer intacta. Acredita-se que Pocono permanecerá pelo terceiro ano consecutivo, mas Fontana não quer sediar o final da temporada no fim de semana do Dia do Trabalho - como ele será na próxima semana. Miles deseja encerrar a temporada 2015 novamente no Dia do Trabalho, e esse ainda é um conflito a se resolver com a direção do Auto Club Speedway.

Ao que parece, NOLA tem o clima e atmosfera para sediar na data do Dia do Trabalho a última corrida de 2015, mas uma data em março também está sendo discutida. Sonoma hospedar o final também é outra possibilidade.

Poderemos ter uma corrida de rua em Boston e em Providence, mas provavelmente essas ficarão para 2016.

Detroit novamente será rodada dupla, e se Toronto for resgatada, também contará com duas corridas o que resultaria para a IndyCar 17 eventos e 19 corridas ao todo.

Palpite da revista Racer para 2015:

FEVEREIRO
Dubai (circuito de rua)

MARÇO 
Brasília (circuito misto)
St. Petersburg (circuito de rua)

ABRIL
Long Beach (circuito de rua)
Alabama (circuito misto)

MAIO
Indianapolis (circuito misto)
Indianapolis 500 (oval)

JUNHO
Detroit (circuito de rua)
Texas (oval)
Toronto (circuito de rua) ou Mosport (circuito misto)
       
JULHO 
Iowa (oval)
Pocono (oval)
Fontana (oval)

AGOSTO
Mid-Ohio (circuito misto)
Milwaukee (oval)
Sonoma (circuito misto)

SETEMBRO
New Orleans (circuito misto)

Fonte: Racer
Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Tomara que sejam confirmadas as etapas em NOLA e Mosports/Mont-Tremblant, novidades sempre são bemvindas :)

    ResponderExcluir
  2. que tal voltar portland, cleveland, laguna seca, michigan, vancouver,surfers paradise(australia) e phoenix como nos velhos tempos?

    ResponderExcluir