Eliminados do grid da Indy 500 terão nova chance de tentar vaga em novo formato de classificação

A Indy anunciou nesta segunda-feira (14) algumas pequenas modificações para o formato de classificação para a 98ª edição das 500 Milhas de Indianápolis.

Depois de estabelecer previamente que os 33 classificados para a prova seriam conhecidos já no primeiro de dois dias da sessão classificatória, em 17 de maio, os eliminados agora passam a ter uma nova chance no dia 18, antes do Fast Nine.

Com isso, o primeiro dia servirá, na prática, apenas para revelar os nove classificados para a disputa da pole-position, com as posições do décimo ao último colocado sendo provisórias e determinantes apenas para a divisão de grupos do dia seguinte.

A Indy 500 é um dos maiores eventos do automobilismo mundial.
(Foto: Getty Images)

No segundo dia, a primeira atividade contará com os pilotos que se classificaram da décima à 30ª posição no dia anterior – o Grupo 1 –, para que eles definam suas posições definitivas de largada. Instantes depois, será a vez dos últimos classificados no sábado – Grupo 2 – lutarem por uma das três vagas restantes na última fila, do 31º em diante. Aí sim, na sequência, vem o Fast Nine para a definição da pole.

Derrick Walker, diretor de competições da Indy, justificou a alteração. “Como nosso formato de classificação evolui, continuamos a avaliar o que é melhor para os competidores”, explicou. “Percebemos a necessidade de fornecer às equipes que sofrem uma dificuldade inesperada no sábado uma segunda chance para fazer a Indy 500. As mudanças servem principalmente para os carros que quebram ou sofrem uma falha mecânica durante o período de classificação no sábado”, acrescentou.

A organização das 500 Milhas de Indianápolis também optou por fornecer aos 33 classificados para a prova mais um dia de treinos antes da corrida. Será na segunda-feira, 19 de maio. “A adição de uma sessão de treinos pós-classificação será benéfica para as equipes que se preparam para a prova”, explicou Douglas Boles, presidente do Indianapolis Motor Speedway. “No domingo, as equipes estarão completamente focadas na classificação, então adicionamos outra sessão de treinos para lhes dar tempo suficiente para testar suas configurações de corrida”, acrescentou Walker.

A lendária prova ocorre no dia 25 de maio e marca a quinta etapa da Indy em 2014.

Fonte: Grande Prêmio
Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário