Uma equipe da Novacap esteve no Autódromo Internacional Nelson Piquet no sábado (22), para fazer avaliações preliminares do local que receberá uma etapa da Fórmula Indy no ano que vem. Responsável pela elaboração do projeto de reforma, a empresa disse que o traçado terá de mudar, para se adequar às normas do comitê da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“Nós vamos apresentar o projeto completo ao comitê em maio. Com a aprovação, abrimos a licitação em junho. Queremos começar as obras em agosto”, afirma Maruska Lima, diretora de obras especiais da Novacap. A estimativa é que o Governo do Distrito Federal (GDF) gaste cerca de R$ 150 milhões para deixar tudo pronto até 8 de março de 2015, data marcada para a etapa brasileira da F-Indy.

Brasília irá sediar uma etapa da Indy pela primeira vez. (Foto: Portal Brasil)

Segundo Maruska, o traçado do circuito vai ser modificado para se adequar às exigências da FIA. “Vai passar a ter 5,1km de extensão, 100 metros a menos do que atualmente, para comportar áreas de escape maiores e mais seguras. Além disso, uma nova reta, logo após à dos boxes, será criada, com um quilômetro de comprimento”, detalha.

O projeto de reforma é o mesmo que começou a ser elaborado em outubro de 2013, quando anunciou-se que Brasília receberia etapas da Moto GP a partir de 2014. O GDF desistiu de sediar o campeonato de motovelocidade deste ano sob a justificativa de temer que empecilhos atrasassem as obras. Em 2015, porém, a modalidade deve desembarcar na capital.

O acordo para sediar a Indy em 2015 aconteceu depois de a prefeitura de São Paulo, cidade que recebeu a categoria entre 2010 e 2013, desistir de arcar com os custos anuais de R$ 30 milhões. O compromisso com a categoria foi assinado na noite de sexta-feira pelo governador Agnelo Queiroz. Brasília será a terceira cidade brasileira a receber o campeonato, que, além do circuito de rua de São Paulo, passou pelo Rio de Janeiro, entre 1996 e 2000.

Fonte: Super Esportes

3 comentários:

  1. tomara que a Indy esteja em Salvador/BA!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti todas as corridas de São Paulo no circuito do Anhembi, se em 2015 a Indy vai esta em Brasilia, eu também vou esta lá

    ResponderExcluir
  3. Tomara que o governo do DF não trate com a mesma incompetência como outras obras da cidade. De toda forma, estarão aqui o/

    ResponderExcluir