Com mais um combo de uma vitória e um segundo lugar, o americano da Juncos Racing se sagra campeão com quase trinta pontos de diferença pra Scott Hargrove (Cape Motorsports with Wayne Taylor) e Garett Grist (Andretti Autosport). Pipo Derani consegue mais um pódio na primeira corrida e termina o campeonato na quinta posição.

Spencer Pigot subiu ao pódio em todas as corridas do WinterFest.  Foto:  Pro Mazda Championship
No primeiro dia de atividades no Barber Motorsports Park, o domínio de Pigot foi evidente desde o primeiro treino livre, quando ficou mais de meio segundo a frente de todos os outros competidores.  No treino classificatório ele conseguiu a pole, dois décimos a frente Shelby Blackstock (Andretti Autosport). 

Na corrida realizada a tarde, o domínio não foi diferente: Pigot largou bem e liderou de ponta a ponta, sendo ameaçado em momento algum. As emoções da prova ficaram por conta de Blackstock, que errou na largada e caiu de segundo para quarto na largada, e enquanto tentava recuperar as posições perdidas, bateu com Kyle Kaiser (que largava em quinto) na curva cinco da primeira volta, fazendo com que os dois perdessem posições para o brasileiro Pipo Derani (Team Pelfrey), para Garett Grist e para Neil Aberico (Cape Motorsports with Wayne Taylor).  No fim da prova, Pigot passava na linha de largada/chegada oito segundos a frente de Hargrove, Derani completa em terceiro, pouco a frente de Grist e de Aberico.

Pigot, Hargrove e Derani no pódio da primeira corrida de Barber.  Fonte:  Pro Mazda Championship

Com a vitória, Spencer abria vinte e três pontos para o segundo no campeonato (Garret Grist) e mais de trinta pontos para Scott Hargrove, e praticamente garantindo o título do WinterFest.

O segundo dia no Alabama tinha tudo para ser uma repetição do primeiro dia, com Pigot fazendo a volta mais rápida no treino livre e largando na pole, pois fez a volta mais rápida na corrida anterior. Hargrove largaria ao seu lado, com Balckstock e Grist na segunda fila e Kaiser e Derani na terceira fila.

Hargrove sendo perseguido por Pigot na última corrida do WinterFest.  Foto:  E-Formula Cars
Na tarde do segundo dia de atividades, aconteceu a derradeira corrida do campeonato e logo na largada, Hargrove consegue tomar a primeira posição de Pigot.  Os dois imprimem um ritmo alucinante durante a prova, a ponto de baixarem o recorde da pista em mais de sete décimos e colocarem uma volta em Jay Horak (AutoEnginuity) e Julia Ballario (Juncos Racing) e, mesmo com toda a pressão do líder do campeonato, Scott Hargrove conseguiu a vitória na última corrida, apenas dois décimos a frente de Pigot.

Hargrove (centro) e Pigot (esquerda) expulsando Grist do pódio jogando champanhe lele.  Fonte:  Pro Mazda Championship.
Pipo Derani fazia uma boa corrida de recuperação, e seguia na terceira colocação brigando com Blackstock, quando levou uma punição por defender muito agressivamente a posição e cair para a décima primeira posição.  Com a queda de Blackstock e a punição de Derani, Garret Grist subiu ao pódio quase vinte segundos atrás dos líderes.

Com os resultados dessa prova, Spencer Pigot se sagrou bi-campeão do Cooper Tires WinterFest (ele foi campeão também pela USF2000, dois anos atrás) com 118 pontos, duas vitórias e dois segundos lugares. Hargrove, campeão da USF2000 Championship no ano passado ficou em segundo lugar com 92 pontos e Garret Grist completa o pódio com 91 pontos.  Pipo Derai completa sua estreia em competições nos Estados Unidos na quinta posição do campeonato, com 68 pontos e dois pódios.

Spencer Pigot e Ricardo Juncos recebendo deus troféus.  Fonte:  Pro Mazda championship.

A Juncos Racing conquista o título de equipes, quebrando o jejum de três anos sem títulos.

O campeonato regular da Pro Mazda começa nos dias 29 e 30 de março, nas ruas de Saint Petersburg, Flórida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário