Teremos uma nova era das invenções? Ed Carpenter liderando a primeira curva da Indy 500 2013. Foto: Tom Stattman
As 500 milhas de Indianapolis pode voltar a ter, em breve, carros inovadores no seu grid. Além dos 33 carros que são definidos todo ano no Pole Day e no Bump Day (a Indy já pensa em mudar essa regra, veja aqui), Doug Boles, presidente do IMS, comentou à revista Autosport que houve conversas sobre colocar uma 34º vaga no grid para carros com um certo tipo de inovação.

A ideia partiu da regra das 24h de LeMans que, todo ano, oferece uma 56º vaga, para que um carro "diferente" possa competir contra os outros 55. "Do ponto de vista histórico no que diz respeito à pista, você pensa em todas as inovações que foram inventadas ou testadas aqui. Coisas assim fazem parte das 500 milhas," disse Boles.

Inovações fazem parte da história das 500 milhas. Na foto o carro
 turbina de 1967. Fonte: autodrome-cannes.com
Porém, a ideia apenas foi cogitada, mas Boles pretende tirá-la do papel. "Soube que houve conversas entre o pessoal da IndyCar em criar algo semelhante a regra de um 56º carro [como em LeMans], mas ainda não tivemos uma conversa entre nós", relata. O presidente da pista também não sabe do que pode esperar desse 34º carro. "Seria um IndyCar com motor diferente? Um carro completamente diferente? Ainda não conversamos sobre isso."

Mesmo que, ainda, não há indicações dos tipos de tecnologias inovadoras para essa vaga, provavelmente teremos algo como um carro de motor híbrido ou totalmente elétrico, graças a sua crescente demanda em categorias mundiais. Outro motivo também seria a criação da Formula E, na qual a equipe Andretti, a antiga equipe Dragon e mais alguns pilotos, participarão da categoria 100% elétrica.

DeltaWing, que entrou na 56º vaga em LeMans, foi um dos candidatos para substituir o IR03. Hoje, é um exemplo claro de inovação. Foto: Reprodução/Fox Sports
Fonte: Autosport

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