tag:blogger.com,1999:blog-8818398983281805104.post8991912502521516852..comments2024-02-27T17:08:11.502-03:00Comments on Indy Center Brasil | Notícias da Fórmula Indy: A cisão (2,5/10): Considerações sobre a separação.Unknownnoreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-8818398983281805104.post-21805166835161261952016-02-09T19:39:54.879-02:002016-02-09T19:39:54.879-02:00Cadê a parte 3 pessoalCadê a parte 3 pessoalAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/06480880123229955786noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8818398983281805104.post-42844735427852342282016-01-27T18:52:31.517-02:002016-01-27T18:52:31.517-02:00Sim, é verdade! É aquela visão estereotipada e ama...Sim, é verdade! É aquela visão estereotipada e amarga, principalmente aqui no Brasil, com comentários do tipo: "Eles só sabem virar o volante para esquerda e são todos americanos redneck".<br />Hoje em dia a Indy é a categoria mais completa (na minha opinião), diversos tipos de pistas, pilotos "carne de pescoço" e etc. Acho que o maior pecado dela hoje em dia é esta coisa de querer transmitir as corridas em TV fechada; tem que passar na TV aberta, pois, as corridas estão "bombando" e o público perdendo isso.<br /><br />Um abraço!<br /><br />Karl Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8818398983281805104.post-20321653389214090322016-01-27T00:07:57.375-02:002016-01-27T00:07:57.375-02:00Talvez seja por costume, Karl. Estamos bastante a...Talvez seja por costume, Karl. Estamos bastante acostumados com automobilismo europeu, correndo em mistos com equipes de apenas um ou dois carros, estratégias de paradas e ultrapassagens decididas em freadas.<br /><br />A IRL e os americanos proporcionaram algo muito diferente no automobilismo.-_-https://www.blogger.com/profile/04404691347689493368noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8818398983281805104.post-36090673495242795422016-01-26T19:52:19.541-02:002016-01-26T19:52:19.541-02:00"Por outro lado fico pensando como a CART pod..."Por outro lado fico pensando como a CART poderia ajudar as 500 milhas a crescer pois querendo ou nao havia muitos carros e patrocinadores"<br />Lembro de ter lido uma vez, no antigo "Blog da Indy", que em 2001 ou 2002, a CART tinha enviado uma proposta para IRL, apresentando intenções de mudar seu regulamento técnico que tornaria seus carros parecidos com os da IRL, na tentativa de promover um "intercâmbio" de times de ambas categorias, porém esta proposta foi rejeitada pela IRL. Acho que esta foi a única tentativa de proximidade entre as duas categorias.<br />Não acredito que a presença dos times da CART, com seus patrocinadores e seu numeroso grid dariam uma alavancada na audiência da IRL, pois, a IRL viveu um momento de fartura no início da década passada, quando os carros usavam o famoso "pack racing", tendo corridas sensacionais (parecidas com Fontana 2015) e ainda recebeu um bocado de times e parceiros da CART neste período (times como Penske, Ganassi, Mo Nunn, Rahal, Andretti e também a Honda e a Toyota). Mesmo assim a IRL nunca foi lá essas coisas como a CART; não sei porque.<br />Após 96, se não me engano, houve vários campeões americanos, porém somente pela IRL .<br /><br />Um abraço!<br /><br />KarlAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8818398983281805104.post-7198369095718043942016-01-26T00:47:49.471-02:002016-01-26T00:47:49.471-02:00Bem, a CART tambem nunca foi unida entre si e ...Bem, a CART tambem nunca foi unida entre si e ha relatos que havia uma guerra de egos e bastante confusao. O fato que estava chovendo dinheiro, tanto que ainda em 2000 Cris Pook reportou que a categoria tinha 100 milhoes "free" em reservas no banco , dinheiro que nao duraria muito ... Por outro lado fico pensando como a CART poderia ajudar as 500 milhas a crescer pois querendo ou nao havia muitos carros e patrocinadores...NMO o problema real que as 500 e a CART passaram a ser disputadas por muito pilotos estrangeiros , com os grandes nomes americanos como Mears, Mario,etc se aposentando e os pilotos americanos cada vez mais postos de lado principalmente apos 96 ... obvio a NASCAR ofereceu americanos idolos inclusive fora do circulo redneck como o proprio Jeff Gordon e isto contou muito no processo. Assim vejo que internacionalizacao perigosa nao aconteceu ir pra fora ( ir correr na australia) e sim por dentro com cada vez mais pilotos estrangeiros no grid. Apos 96 nenhum outro piloto que ganhou a categoria foi americano.RPralonhttps://www.blogger.com/profile/04794608970246393678noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8818398983281805104.post-50761483940271015192016-01-24T19:43:17.746-02:002016-01-24T19:43:17.746-02:00Apesar de eu não ter os mesmos conhecimentos que v...Apesar de eu não ter os mesmos conhecimentos que você tem a respeito do assunto, compartilho com você as mesmas impressões sobre o ocorrido: a ideia de que houve orgulho/arrogância nos dois lados e também a falta de vontade de trabalharem juntos para que houvesse um equilíbrio de interesses para evitar a cisão.<br />Além do erro de avaliação do Tony George ao atribuir à CART a baixa audiência e a queda de prestígio do IMS, acho que houve motivação pessoal também para que ele reavivasse os conflitos. Quando a CART iniciou suas atividades, a maior parte das corridas do calendário de corridas de monopostos eram gerenciados pela USAC e conforme os anos iam passando, estas corridas, uma a uma, iam passando para a CART; até que chegou o momento em que todas estas corridas (com exceção das 500 milhas de Indianápolis) faziam parte do calendário da CART e isto já no início dos anos 80 (ou anos 1980, como dizem hoje em dia). Quer dizer, primeiro se observa uma categoria novata levar embora suas corridas e logo depois leva embora seu prestígio. Acho que sim, houve uma motivação pessoal dos Hulman-George para tudo isto.<br />Quanto a CART, acredito que com o seu rápido crescimento, deve ter se sentido como um valentão invencível que pode fazer o que quiser, esquecendo-se de que os autódromos internacionais estavam sob a gestão da FIA e do Bernie Ecclestone e que estes ao terem seus interesses contrariados, certamente tomariam providências para derrubar o "valentão invencível".<br />Sobre a inevitabilidade da cisão, lembro-me de uma entrevista do Christian Fittipaldi que li na internet em que ele dizia que o problema da Indy era justamente esta coisa de haver mais de um cacique na mesma tribo. Ele afirma que em certos momentos é necessário a presença de alguém (de uma pessoa) mais "pulso firme", como o Bernie. Esta presença do Bernie, na opinião do Christian é que manteve a solidez da F1 durante todo o tempo e acho que a opinião dele vai de encontro com o que você disse no texto de hoje.<br />Por hoje é só e sem querer pagar pau, estou gostando muito dessa série; estou aprendendo muita coisa dessa história, pois eu só maldizia a IRL (como faz uma boa viúva da CART) e também a desconhecia por pura preguiça de pesquisar o que aconteceu, hahaha.<br /><br />Um abraço!<br />KarlAnonymousnoreply@blogger.com