Segunda pole do carro #12 na temporada. Bandsports transmite a prova neste domingo ao vivo às 14h30, horário de Brasília
A IndyCar chegou em Austin com um clima animado após a etapa de St. Pete, porém isso não impediu as equipes de lembrarem da perda de Charlie Whiting e todos os carros estavam estampando homenagens a esta grande figura do cenário internacional do automobilismo.

A meteorologia era algo que as equipes também estavam estudando durante todo o fim de semana porque os tempos dos primeiros treinos não foram melhores do que os testes em fevereiro e havia uma enorme expectativa de chuva, sobretudo na tarde deste sábado, durante o treino de classificação.

A IndyCar dividiu os pilotos em 2 grupos na primeira fase da classificação, veja como ficou o sorteio da divisão na imagem abaixo. Além disso, foi anunciado que a duração de todas as sessões teria 2 minutos a mais que o tempo tradicional. Este tipo de procedimento é adotado em pistas de grande extensão como Road America por exemplo.

A divisão dos grupos é sempre definida através de sorteio alguns minutos antes do treino classificatório

Bandeira vermelha no Grupo 1 estraga a festa para Hinchcliffe e Bourdais

O grupo 1 teve o seu início e logo a maioria dos pilotos vieram para a pista com pneus macios porque temiam que a chuva pudesse atrapalhar os planos e prejudicar a tomada dos tempos. Mas Felix Rosenqvist ainda saiu com pneus duros e anotou 1m48.8734s. Quando os pilotos começaram a baixar seus tempos, Rosenqvist colocou pneus macios e voltou ao topo com 1m46.2744s. Em seguida foi superado por Scott Dixon que anotou 1m46.2076s. 

Os 2 pilotos da Ganassi estavam dominando a sessão até o final. Na última volta quando as coisas iam ser decididas, Jack Harvey rodou na curva 19 e chamou a bandeira vermelha que impediu que muita coisa mudasse e fechou a sessão do grupo 1. Alguns pilotos que estavam dentro do Round 2 foram prejudicados durante a bandeira vermelha. Foi o caso de James Hinchcliffe que perdeu a chance de melhorar seu tempo e acabou sendo eliminado por Santino Ferrucci enquanto Sebastien Bourdais perdeu sua vaga para Pato O'Ward. Harvey foi punido e perdeu suas 2 voltas mais rápidas e foi guinchado ao final do grid.

A equipe de Ferrucci comemorou muito no rádio pela classificação do carro #19 ao Round 2
Curva 19 faz outra vítima no Grupo 2 e mais pilotos são eliminados

Reportes de leve garoa começaram a aparecer entre o final do grupo 1 e o começo do grupo 2, mas a chuva de fato não veio. O grupo 2 veio pra pista na mesma condição crítica do grupo 1, com pressão por causa da dificuldade da pista e com medo da chuva ou de algum incidente acabar atrapalhando os planos antes de uma boa volta.

Novamente aconteceu o que todos temiam. No finalzinho do tempo, a curva 19 fez Tony Kanaan como sua vítima e ele rodou e trouxe a bandeira vermelha. O prejuízo da equipe Foyt só não foi pior porque a interrupção foi salvadora para Matheus Leist que conseguiu avançar. Além de Leist, Newgarden que estava em sétimo foi beneficiado e ingressou no Round 2.

Dessa vez foi Pagenaud e Sato que foram prejudicados e ficaram de fora. Assim como aconteceu com Harvey, Kanaan também foi punido, perdeu suas 2 melhores voltas e viu sua posição despencar de sétimo para último.

Teria sido sorte, coincidência ou algo planejado para Leist pode seguir em frente? Kanaan acabou pagando o preço e largará na última posição amanhã
Colton Herta surpreende novamente e mostra porque é o futuro da Indy

O Round 2 reuniu não reuniu os melhores talentos e pilotos mais habilidosos do grid. Mas trouxe sem dúvida os mais espertos. De forma estratégica, os pilotos vieram com pneus duros, exceto Ferrucci que não tinha mais nada a perder. Antes da troca de pneus, o piloto da Dale Coyne liderava a sessão mas era nítido que aquilo iria mudar radicalmente na última volta.

Com todo mundo novamente de pneu macio, Rosenqvist prevaleceu e fez o recorde da pista com 1m45.5392s. Uma pena que este tempo foi marcado no Round 2 e não entrará nas estatísticas como o recorde oficial. A composição do Fast 6 trouxe a grande zebra da tarde. Colton Herta desbancou o líder do campeonato, Josef Newgarden e a Penske levou somente Will Power adiante. Além de Rosenqvist, Power e Herta, o Fast 6 contaria com Dixon, Rossi e Hunter-Reay.

 
Newgarden foi bumpeado por Colton Herta enquanto que Leist e Ferrucci estiveram fazendo figuração no Round 2 este fim de semana
Power faz volta milagrosa com cronômetro zerado para desespero de Rossi

Logo no começo do Fast 6 novamente houve apreensão se cairia a chuva ou se continuaria apenas ameaçando. Por isso, Power veio louco para a pista em busca de uma volta rápida. No meio de tanto desespero ele acabou errando e dando uma leve escapada que lhe tirou o melhor tempo. Colton Herta achou que a zebra ia ser maior e poderia chocar o mundo Indyanista com 1m46s3594s. Rossi mostrou que agora ele realmente é dono do status de piloto número 1 da Andretti e fez 1m46.1761s.

O tempo já estava esgotado mas Herta não desistiu e tentou uma última cartada que não foi suficiente. Rosenqvist e Dixon deram esperanças ao dominar as suas sessões no Round 1 e no Round 2 mas acabaram decepcionando no final. Então surgiu o recordista de poles da Indy atualmente. Will Power fez uma volta beirando o extraordinário e cravou a pole com 1m46.0177s e conquistou a 56ª pole position da carreira.

Power permanece na caça de Mario Andretti que tem 67 largadas na primeira posição

“Aquela última volta foi muito boa”, disse Power em entrevista após a classificação. O australiano ainda foi contemplado com uma gorda premiação de 100 mil dólares e pode dobrar o cheque se vencer a prova neste domingo.

Confira como ficou o grid de largada.

Não podia deixar passar essa. Marco Andretti envergonhando a família mais uma vez! kkkkkkkkkkkkkkkkkk


2 comentários:

  1. Parabéns p o Power... E agora vamos o q acontecerá amanhã 👍

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  2. A Band Tá de Sacanagem!
    Só Mostrar o Compacto na Madrugada de Domingo Pra Segunda!
    Minha Torcida é Para os Brasileiros!

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