O brasileiro conseguiu driblar os incidente e demonstrar grande desempenho ao vencer a corrida 2 da Indy Lights em Road America. Colton Herta passou em segundo e aumentou sua liderança no campeonato.
Assim como ontem, hoje Victor Franzoni mostrava-se bem rápido e assumiu a pole provisória nas primeiras voltas que todos deram no treino de classificação de meia hora. Entretanto, o brasileiro foi o primeiro a ir aos pits, enquanto os outros permaneceram na pista uma volta a mais e O'Ward assumiu a ponta provisória do grid.

Depois de todos pararem nos boxes e trocarem seus pneus, todos partiram novamente para a pista em busca da pole. O'Ward melhorou seu tempo e ficou a frente de Franzoni e Herta. faltando cinco minutos para o fim da sessão de meia hora, Herta fez a melhor volta, mas foi superado por Franzoni por um décimo de segundo. Entretanto, a comemoração durou nem meio minuto, pois O'Ward conseguiu uma volta voadora e foi o primeiro a baixar de 1:53 no fim de semana. O brasileiro bem que tentou, mas os pneus já não estavam em seu desempenho máximo e ele teve que se contentar com o segundo lugar, pois Pato O'Ward conseguiu a sua quinta pole no ano.

Mazda Indy Lights Grand Prix of Road America Presented by Cooper Tires Race 2

A largada ocorreu sem incidentes, mas não sem emoção. O'Wsrd largou bem e manteve a ponta, trazendo consigo Santiago Urrutia; o uruguaio pegou o vácuo de O'Ward e conseguiu passar Franzoni na freada da curva 1, assumindo o segundo lugar da prova. Mais atrás, Dalton Kellett e Ryan Norman se estranham quando brigavam pela penúltima posição, e o pneu de Kellet fura, fazendo o canadense se arrastar ainda mais lento na pista.

No fim da primeira volta, O'Ward ainda era o líder, perseguido por Urrutia e Franzoni um pouquinho mais atrás, com Herta e Telitz bem próximos, um pouco mais atrás vinha Ryan Norman e Dalton Kellett parando nos boxes e voltando um minuto atrás do líder.

Urrutia partiu pra cima de O'Ward. O uruguaio ficou emparelhado durante a segunda volta toda, buscando forçar um erro do líder, o que aconteceu na curva 3 da terceira volta; Urrutia colou em O'Ward e colocou por fora, mas o mexicano da Andretti deu uma balançada e Urrutia tentou mergulhar por dentro. Os dois passaram a curva lado a lado mas, quando Urrutia espalhou na saída da curva O'Ward não foi para a área de escape e ambos se tocaram.

Urrutia, brigador como sempre, tenta se manter a frente de seus competidores mesmo com a asa bastante avariada e prende O'Ward, Herta e Telitz nas curvas cinco, seis e sete, mas no Carrossel é ultrapassado por todo o grid. Herta sai colado em O'Ward e parte para cima do mexicano, pois os dois são os líderes do campeonato, enquanto Urrutia vai para os pits e, para consertar sua asa e suspensão acaba perdendo sete voltas para os líderes.

Ah sim, Franzoni passou Urrutia e O'Ward pouco depois do incidente, ainda antes da curva seis, e consegue a liderança da prova com quase dois segundos de diferença.

Enquanto Franzoni conseguia abrir pouco a pouco, O'Ward tentava segurar Herta pela segunda posição, com Telitz sempre próximo dos dois. Herta pressionou por duas voltas, quando conseguiu colocar por fora na curva cinco e, freando mais tarde, conseguiu passar seu rival pelo título.

Esse parecia ser o desfecho da prova mas, para completar o dia de azar de O'Ward, ele começou a perder rendimento devido ao desgaste de seus pneus. Com isso Telitz conseguiu tirar um segundo e meio de diferença para o mexicano em duas voltas e, faltando apenas três para o fim, acionou seu último push to pass e conseguiu passar O'Ward colocando por dentro na curva cinco e assumir um lugar no pódio.

Enquanto isso, mais a frente, Franzoni mostrava grande ritmo, sempre abrindo de três a quatro décimos de Herta. Na última volta já tinha mais de oito segundos de vantagem e, com tranquilidade, vence em Road America! Herta passa em segundo, aumentando ainda mais a sua liderança no campeonato e Aaron Telitz salva um terceiro lugar correndo em casa!

Resultados e pódio.

Com a vitória de ontem e o segundo lugar hoje, Colton Herta manteve-se líder do campeonato, e abriu grandes 17 pontos para Pato O'Ward. Franzoni está em quarto na tabela de pontos, apenas oito pontos atrás de Urrutia, mas já a  pontos de O'Ward e 52 atrás do líder Herta.

A próxima etapa acontece daqui a duas semanas no oval de Iowa e é sempre uma boa oportunidade de marcar bons pontos, já que a pontuação lá é aumentada em 50%. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário