Post Page Advertisement [Top]

O mexicano da Andretti Autosport dominou o fim de semana e venceu as duas provas do circuito do Alabama, disparando no campeonato. O brasileiro Victor Franzoni conseguiu o seu segundo pódio e ainda briga pelo campeonato.


A Indy Lights, depois de passados 45 dias da etapa de St. Pete, partiu para seu segundo fim de semana de provas em Barber. E a categoria chegou no circuito dos insetos gigantes com oito carros no grid. Os dois carros da Team Pelfry não apareceram esse fim de semana, pois tanto os dois veteraníssimos Shelby Blackstock e Neil Alberico não tiveram o orçamento para essa prova quanto não houveram interessados para substituí-los em Barber; tendo em vista que na primeira rodada apareceram sem patrocínio e na segunda etapa nem apareceram, sua última oportunidade para dar as caras nesse ano é o trio de provas em Indianápolis, quando a categoria tem a maior visualização. Entretanto, a Juncos aumentou sua esquadra para dois carros, tendo em vista que a negociação de Alfonso Celis Jr. entrar no IMSA, muito provavelmente, não deu certo e o mexicano teve de se resignar com a Indy Lights mesmo.

No entanto, quem começou muito bem o fim de semana foi a Belardi Auto Racing. A equipe passou por apuros quando seus dois pilotos passaram por dificuldades para juntar patrocínio, mas Santiago Urrutia conseguiu estender o seu patrocínio pessoal para o resto da temporada e Aaron Telitz vendeu sua arte na praia para continuar correndo. Urrutia terminou o único treino livre do fim de semana, realizado na sexta de manhã em primeiro, com Telitz em terceiro. Os dois pilotos principais da Andretti, Colton Herta e Pato O'Ward, em segundo e quarto, respectivamente. Victor Franzoni ficou com o quinto melhor tempo, a frente de seu novo companheiro de equipe e dos dois outros pilotos da Andretti: Alfonso Celis, Dalton Kellett e Ryan Norman.
Voltamos a era das corridas com grid minguado.
No sábado de manhã houve o primeiro treino classificatório, e foi quando a Andretti começou a mostrar sua verdadeira força. Pato O'Ward liderou a sessão até faltar quinze minutos, quando Colton Herta assumiu a ponta, o mexicano da Andretti recuperou a pole faltando cinco minutos para o fim da sessão mas, faltando menos de um minuto para a bandeirar quadriculada, o filho de Bryan Herta recuperou a ponta e terminou a sessão com a pole e O'Ward se resignou com o segundo lugar. A dupla da Belardi loteou a segunda fila, enquanto Victor Franzoni se estabeleceu na quinta posição.

O segundo treino classificatório, realizado no domingo de manhã, foi bem mais movimentado. Logo no começo, Alfonso Celis rodou sozinho entre as curvas sete e oito, não completou volta alguma na sessão e ficou em oitavo e último, acionando a bandeira vermelha. A pista ainda estava um pouco molhada com a chuva que havia caído a pouco, e apenas dois pilotos saíram para a pista com pneus de pista seca: Victor Franzoni e Ryan Norman. Quando os dois fizeram o primeiro e segundo tempo, respectivamente, todos mudaram seus pneus para os de pista seca, e os tempos começaram a melhorar. Franzoni foi superado por Telitz, que foi superado por Kellett, que foi superado por Herta, que foi superado por O'Ward, que foi superado por Herta novamente, que foi superado por Telitz, que foi superado por O'Ward de novo e não houve tempo para mais nada, com O'Ward conquistando a segunda pole. Franzoni chegou perto do mexicano da Andretti na última volta, mas acabou ficando em segundo, a frente de Herta, Urrutia e Telitz. 


Mazda Grand Prix of Alabama Presented by Cooper Tires Sprint Race

No sábado à tarde ocorreu a corrida curta do fim de semana, com 30 voltas ou 50 minutos. A largada foi limpa, com Herta se mantendo na posta, seguido de O'Ward e Urrutia, enquanto Dalton Kellett larga muito bem e salta de sexto para quarto, passando Franzoni e Telitz nas curvas um e dois. Mas, na saída da curva, Kellett voltou a ser ele mesmo e errou sozinho, rodando e acertando Aaron Telitz e Alfonso Celis Jr, Kellett consegue continuar na prova com o bico de seu carro avariado, enquanto Celis só passou pela brita e continuou na prova, e Telitz abandona novamente e terá que vender mais arte na praia para continuar no campeonato. Bandeira amarela. Lá na frente, antes da bandeira amarela ser acionada, O'Ward colocou por dentro de Herta no hairpin da curva cinco e assumiu a ponta da prova.


A relargada aconteceu na volta cinco e todos mantiveram suas posições até a volta seguinte, quando Kellett ultrapassou Celis Jr. pelo sexto lugar.

E mais nada aconteceu na prova. O'Ward abre um segundo de diferença para o segundo colocado, administra bem e vence! Com Herta passa em segundo, com uma boa distância para Urrutia em terceiro e para o brasileiro Victor Franzoni em quarto!


Mazda Grand Prix of Alabama Presented by Cooper Tires Long Race

A segunda corrida do fim de semana aconteceu no domingo na hora do almoço, com condições mais complicadas, pois a pista estava bastante molhada e os pilotos correram com os pneus de pista molhada durante uma hora de tempo limite da prova.

Apesara de tudo, a largada foi bem mais tranquila do que na corrida curta. O'Ward largou muito bem e manteve a ponta, enquanto Urrutia também largava bem e assumiu o terceiro posto passando Herta e pressionando Franzoni pelo segundo lugar. 

Entretanto, a curva cinco se mostrou inimiga do uruguaio. Urrutia foi ultrapassado por Herta na quinta volta e por Telitz na nona volta, caindo para o quinto lugar.

E mais nada aconteceu. O'Ward vence de novo! Franzoni acompanhou de longe por um bom tempo e terminou em segundo, quase meio minuto na frente de Colton Herta, que passou em terceiro!


Com isso, O'Ward se recuperou e passou Urrutia no campeonato, se tornando líder com 110 pontos, 16 a mais que o uruguaio. Herta, com os dois pódios, pulou do sexto para o terceiro lugar no campeonato mas está apenas um ponto a frente do brasileiro Victor Franzoni, que está com 82 pontos.

Os quatro são os principais postulantes ao título e vão para o principal mês da temporada 2018 da Indy Lights, com provas no misto de Indianápolis de 10 a 12 e com a Freedom 100 no oval de Indianápolis e com pontuação aumentada em 50% no dia 25 de maio. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]