Brasileiro da Penske vence pela primeira vez no oval do milharal, encerra três anos de jejum de vitórias na Indy e fica a apenas oito pontos do líder do campeonato, Scott Dixon. Tony Kanaan terminou em nono.

Trigésima vitória do Hélio na Indy. (Foto: IndyCar)

Finalmente o Brasil voltou a vencer na Indy. Neste domingo (9), Helio Castroneves dominou a etapa de Iowa e voltou a subir no degrau mais alto do pódio, feito que ele não alcançava desde a segunda etapa de Detroit de 2014. A última vitória brasileira na categoria havia sido a de Tony Kanaan, na etapa de Fontana do mesmo ano.

A corrida chegou a ser ameaçada pela chuva, que se aproximou perigosamente do circuito na segunda metade da disputa. A direção de prova chegou a acionar a bandeira vermelha, mas a disputa foi reiniciada e a corrida foi disputada até o final. 
Castroneves esteve sempre entre os ponteiros e liderou 217 das 300 voltas da prova, duelando às vezes com J.R. Hildebrand, às vezes com Will Power. 
Nenhum dos dois, entretanto, foi capaz de acompanhar o veterano da Penske no trecho final da prova, quando Castroneves abriu vantagem confortável e seguiu sem dificuldades até a bandeira quadriculada, para então fazer a tradicional comemoração do Homem-Aranha, escalando o alambrado.
Hildebrand foi o segundo e Ryan Hunter-Reay completou o pódio. Tony Kanaan terminou a prova na nona posição.
Com a vitória e o oitavo lugar de Scott Dixon, Castroneves sobe para a vice-liderança do campeonato, a apenas oito pontos do neozelandês. 
Confira abaixo o resultado final da prova:


A próxima corrida acontece no próximo domingo, nas ruas de Toronto. Até lá!

2 comentários:

  1. Até que enfim uma vitória do Hélinho. E aquela noite que ele vai sair da Indy no final do ano, é certeza ou apenas especulações?

    ResponderExcluir