Pro Mazda: como a categoria chega para a final em Laguna Seca

Resuminho de coisas importantes a saber para acompanhar a final do campeonato,que acontece esse fim de semana.
Telitz (loiro, 82) X O'Ward (castanho escuro, 80).
O campeonato de 2016 da Pro Mazda, o segundo degrau das categorias de base rumo à Indy, também decide seu campeonato esse fim de semana, no Mazda Laguna Seca Raceway. Uma etapa com TRÊS CORRIDAS  e 99 pontos em disputa acirrarão as corridas no circuito de 11 curvas e pouco menos de 4 quilômetros.

Entretanto, estou meio que dando graças à Cristo pelo campeonato da Pro Mazda acabar. Grids esvaziados e corridas que pareciam mais ansiolítico eram constantes nos fins de semana da Pro Mazda. Em Laguna Seca não será diferente, onde, de doze carros inscritos, apenas sete competem no campeonato regular, com os outros cinco pilotos sendo da categoria expert, com carros mais fracos e pilotos semi-profissionais.  Dessa forma foi o campeonato todo, que começou com dez pilotos e quatro equipes, e agora tem apenas esses sete pilotos e três equipes desde Road America, em junho.
Grid esvaziado da Pro Mazda.
Isso se deve muito ao aumento de custos na Pro Mazda e no barateamento da categoria logo abaixo no Road to Indy, a USF2000. Como esse é o último ano do chassi atualmente usado na USF2000, todos correram para gastar seus chassis usados na categoria mais abaixo e o interesse pela categoria dos motores diferentes Mazda caiu drasticamente tanto pelas equipes quanto pelos pilotos.  

Apenas Juncos, Team Pelfrey e Cape Motorsports permaneceram em todas as etapas do campeonato, sendo o domínio da Pelfrey preponderante durante todo o campeonato. A equipe de amarelo e preto ganhou onze das treze provas disputadas até aqui, e os dois únicos postulantes ao título correm pela equipe de Nigel Tuckey. Ele formou um verdadeiro dream team, onde contratou dois pilotos de grande destaque no ano passado na categoria (Pato O'Ward e Weiron Tan) e um dois pilotos de maior destaque na USF2000 (Arron Telitz). A Juncos apostou num quarteto bem menos glamuroso, com dois pilotos de meio de grid no ano passado (Will Owen e Garett Grist), um bom piloto apenas nos testes (Nicolas Dapero) e um piloto desconhecido da Austrália (Jake Parsons). E a Cape conseguiu uma dupla de respeito: o endinheirado Nico Jamin e o pobre Jake Eidson.
Só esses seis participaram de todas as provas do campeonato.
No fim, Telitz e O'Ward, ambos da Juncos, venceram 85% das provas até aqui. O´Ward começo arrasador e venceu seis das sete primeiras provas e era líder em Indianápolis com mais de cem pontos de diferença para Telitz, que venceu a prova que Pato não venceu e terminou em segundo em outras duas oportunidades. Mas, na segunda metade do campeonato, Telitz renasceu com quatro vitórias seguidas, enquanto O'Ward conseguiu apenas um pódio e abandonou a prova em Toronto, com a diferença caindo mais de setenta pontos em quatro provas. 

No fim de semana passado, em Mid-Ohio, a Juncos e a Cape voltaram ao bom ritmo do ano passado. Ambas se mostravam melhor, conseguindo se colocar entre O'Ward e Telitz, mas deram um passo a Frente com duas vitórias de Nico Jamin (Cape) e dois pódios de Will Owen (Juncos). Telitz conseguiu ficar as duas provas no pódio, e passoua frente no campeonato, já que O'Ward teve consideráveis problemas durante todo o fim de semana.

Agora Telitz tem 345 pontos, 14 a mais que O'Ward e 74 a mais que Jamin. Entretanto, como a etapa de Laguna Seca terá apenas sete carros concorrendo pelo campeonato, cada um fará pelo menos treze pontos por corrida e 39 pontos na etapa, fazendo com que Jamin já não tenha chances matemáticas de título ou de segundo lugar.

O primeiro colocado faz de 31 a 33 pontos, dependendo das bonificações, e o segundo faz 25 pontos. Fazendo com que o campeonato entre Telitz e O'Ward esteja francamente aberto. E ambos são grandes pilotos, muito rápidos e combativos na pista, fazendo com que ambos sejam grandes merecedores do título.  Pessoalmente, torço um pouco mais para Telitz, pelo simples fato de ele ser menos endinheirado (portanto, com menos chances de título) e pelo fato de eu ja´ter um autógrafo dele. Vai Telitz!!

Meu autógrafo :)))

Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário