Videoteca: Relembre vitórias brasileiras da Indy em Phoenix

Confirmado para retornar ao calendário em 2016, o Phoenix International Raceway recebeu, ao todo, 64 corridas da IndyCar na história. Entretanto, apenas três pilotos brasileiros venceram no oval de Avondale, no Arizona.

Tony Kanaan e o troféu da corrida em Phoenix, em 2003. (Foto: Getty Images)

Inaugurado em 1964, o Phoenix International Raceway é um oval clássico e feito para a IndyCar. Durante a época da USAC e da CART, até 1986, a pista recebia duas provas por ano no calendário, onde as lendas A.J. Foyt e Al Unser, Sr., com cinco vitórias cada, permanecem até hoje como os maiores vencedores da Indy em Phoenix.

A pista de Phoenix é bastante peculiar: Na época em que recebia corridas da USAC/CART/IRL, o traçado tinha, ao todo, 1,25 milhas e extensão. Com a reforma feita para a NASCAR, em 2012, a pista conta agora com uma milha de comprimento. As inclinações permanecem as mesmas: de 10° a 11º nas curvas um e dois, e de 8º a 9º nas curvas três e quatro.



O recorde da pista na Indy é de Arie Luyendyk, que em 1996, fez 183.559 mph de média horária, durante os treinos da Dura Lube 200, na primeira corrida da IRL em Phoenix. O Brasil teve, ao todo, apenas quatro vitórias: Emerson Fittipaldi, em 1994; Hélio Castroneves em 2002 e Tony Kanaan, em 2003 e 2004. Então chega de enrolação e vamos a elas!

Em 10 de abril de 1994, Emerson Fittipaldi, então na Penske e recém bicampeão da Indy 500, venceu a Slick-50 200 em Phoenix, sendo assim a primeira vitória brasileira na pista. Confira a corrida completa no vídeo abaixo:


Após ser um dos primeiros ovais a migrar para o lado IRL da força, o Brasil só voltou a vencer em 17 de março de 2002, quando Helio Castroneves, da Penske, venceu a Bombardier ATV Indy 200, sendo assim a segunda vitória brasileira na pista e a primeira da equipe Penske na IRL. Confira parte da corrida no link a seguir:


No ano seguinte, em 23 de março de 2003, a Andretti-Green, recém chegada da CART, também venceu a sua primeira prova na então nova categoria, e foi com o bom baiano Tony Kanaan, na Purex/Dial Indy 200. Assista a corrida no vídeo abaixo:


E em 21 de março de 2004, Tony Kanaan venceu a Cooper World Indy 200, dando assim o primeiro grande passo para o título da IRL, que viria a conquistar naquele mesmo ano. Confira a corrida completa no vídeo disponibilizado pela IndyCar no youtube, na última semana:


Em 2005, tivemos a última corrida de IndyCars em Phoenix, quando Sam Hornish, Jr., então na Penske, venceu a XM Satellite Radio 200 Presented by Argent Mortgage, no dia 19 de março. Confira a corrida completa no vídeo abaixo:



Por falta de público e patrocinadores interessados em investir no evento, a IRL se retirou da pista, a partir de 2006. A IndyCar, já reunificada, retorna à pista 11 anos depois, cheia de esperanças e expectativas por parte de todos, direção, pilotos, equipes, fãs, para que tenhamos uma boa corrida e com bom público/audiência. Vamos torcer!


Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário