Depois dos pilotos e donos de equipe falarem suas impressões e darem seus pitacos. Chegou a hora de ver o que fãs da categoria acharam.
A corrida de Fontana ainda dá o que falar até hoje, tudo por causa do Pack Racing involuntário que a maior pressão aerodinâmica adotada especialmente. Tendo em vista o calor que faria em Fontana e o alto desgaste de pneus no Texas apenas duas semanas antes, a INDYCAR  aumentou o limite máximo da downforce. Obviamente, todos os carros adotaram esse limite, gerando alto vácuo e o Pack Racing que vimos.

Alguns pilotos e equipes reclamaram muito disso, pois os carros estavam muito juntos e acidentes mais graves poderiam acontecer. Alguns até sacaram a carta Dan Wheldon de argumentação.

Entretanto, muitos fãs nem ligaram pra isso. O consenso geral é que a corrida foi maravilhosa, e que a esmagadora maioria gostaria de ver mais corridas no estilo.

No Indycar Brasil, creio que o maior grupo da categoria em português no Facebook, foi feita uma enquete (pena que não dá pra visualizar quem não é membro) para os mais de 1400 membros classificarem a corrida em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, similar as pesquisas de avaliação que o governo Dilma falha miseravelmente.

O resultado foi que 98% dos votos foram na opção "ótimo" e 2% na opção "boa", ou seja, 100% de aprovação na corrida. Pesquisa similar foi feita na corrida do Texas e na oportunidade 4% (38% de boa e 8% de ótimo) aprovaram a prova, enquanto outros 40% acharam a corrida regular e 20% (18% de ruim e 2% de péssima) desaprovaram a corrida texana; números nem de longe tão unânimes como na prova passada, e olha que falamos de aficcionados pela categoria.
As seis corridas com maiores audiências da NBCSN.
Esse números acompanharam, mesmo que indiretamente, a tendência americana.  A audiência da prova em Fontana atingiu os 0.37 pontos Nilesen, sendo a sexta maior audiência da Indy na história do canal e também ficando entre os cem programas mais assistidos na TV a cabo na semana, pela primeira vez na história do canal.

Uma outra página bem conhecida na rede social Facebook é a Indycar da Depressão. A página perguntou para seus mais de mil curtidores o que acharam da corrida, tentando manter o assunto em opções:

O PACK RACING DEVE CONTINUAR DEPOIS DA CORRIDA EM FONTANA?

  • A) SIM. A CORRIDA FOI EMOCIONANTE, COMO HÁ TEMPOS NÃO VÍAMOS EM OVAL, LEMBRANDO OS ÁUREOS TEMPOS DA IRL. A SEGURANÇA É NECESSÁRIA, MAS TAMBÉM PRECISAM PENSAR NOS FÃS E NO SHOW QUE CORRIDAS COMO ESTA PROPORCIONAM. O RISCO SEMPRE EXISTE MESMO, NÃO IMPORTA O TIPO DE CORRIDA. 
  • B) NÃO. APESAR DA CORRIDA TER SIDO MUITO BOA, OS PILOTOS FICAM EM RISCO TOTAL. QUALQUER TOQUE COM TODOS ELES JUNTOS PODE CAUSAR ACIDENTES COMO O FLIP DO RYAN BRISCOE. NÃO QUEREMOS QUE O QUE ACONTECEU COM O DAN WHELDON SE REPITA. APESAR DE AS PROVAS SE TORNAREM UM POUCO MAIS "CHATAS", DEVEMOS PREZAR SEMPRE PELA SEGURANÇA NAS PISTAS. 
  • C) TANTO FAZ, GOSTO DE TODOS OS TIPOS. O QUE A INDY DECIDIR PARA ACABAR COM A DISCUSSÃO ESTÁ DE BOM TAMANHO.
O resultado geral foi: das 57 pessoas que deram sua opinião, 53 escolheram a opção A, enquanto 3 optaram pela B e 1 pela C. Esmagadora maioria a favor do Pack Racing.

Entendemos os riscos e na segurança dos pilotos, mas os fãs percebem que as corridas em ovais ficam aquém do que se espera delas. Nos últimos anos, poucas provas realizadas com o kit de SuperSpeedway idealizado em 2011 e colocado na pista em 2012 geram provas interessantes para o público. com a exceção das Indy 500, praticamente não vemos disputas em pista interessantes como no oval lendário.

Até Fontana. Lá vemos uma corrida em Pack Racing típico, um estilo de corrida que sempre atrai o interesse de uma parcela grande dos fãs por ser mais emocionante e plasticamente bonita. 

Temos um carro que provou-se bem mais seguro do que se tinha antes. Basta ver os tipos de acidentes que o DW-12 vem resistindo, coisa que nenhum bólido resistiu igual.

Não que Pack Racing seja tão interessante assim, mas um grande chamariz da categoria é ter todo o tipo de prova, e o Pack deveria ser incluído nessa lista. Afinal um pack de vez em quando não  mata ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário