Há 25 anos, Fittipaldi vencia 500 Milhas de Indianápolis e mudava relação entre Brasil e Indy

Nesta quarta, 28 de maio, a primeira vitória de um piloto brasileiro nas 500 Milhas de Indianápolis completa um quarto de século. Naquele dia, 25 anos atrás, Emerson Fittipaldi dominou a 73ª edição da maior corrida dos Estados Unidos em sua maior parte. Quando não teve carro para ser melhor, contou com a sorte — como quando Michael Andretti assumiu a liderança e logo perdeu o motor, estourado —, ou foi bravo — como no fim, ao dividir a curva três com Al Unser Jr..

Emerson celebrando a vitória. (Foto: IMS)

É difícil pensar na Indy no Brasil e não lembrar da narração de Luciano do Valle para a TV Bandeirantes: "Bateu Al Unser! Bateu Al Unser! Emerson vai ganhar! Emerson vai ganhar! O Brasil ganhou! Sabe por quê? Vai dar bandeira amarela, e o Emerson está na frente. Ganhou o Brasil! Ganhou o Brasil! Espetacular! Uma vitória que vai ficar para a história de todos nós!"

Bateu Unser, bateu Unser, bateu Unser! (Foto: IMS)

Muitos são os que indicam essa corrida, 25 anos atrás, como o marco zero para a Indy ter dado certo no país. Assim como a narração icônica de do Valle, responsável por realizar aquela transmissão. Com Emerson vencendo e Raul Boesel subindo ao pódio, ficou difícil virar o rosto para a categoria americana.

A atuação praticamente impecável de Fittipaldi aquele dia garantiu a ele um lugar no troféu da Indy 500, bem como na história do automobilismo. Claro que a vitória sozinha já seria motivo de colocar para sempre seu nome num pedestal junto aos outros vencedores da prova, mas não foi 'apenas' isso. Ali, naquele dia de maio de 1989, Fittipaldi se tornou apenas o quarto campeão da F1 a vencer as 500 Milhas. Jim Clark, Graham Hill e Mario Andretti fizeram, antes dele. Sua emoção ao vencer levou-o às lágrimas. Aos 42 anos e com uma carreira repleta de láureas, chorava ao dizer que "era um sonho desde criancinha".

Confira em vídeo a chegada:



Fonte: Grande Prêmio / Wheelsports
Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Galera do Indy Center Brasil tive uma ideia boa, porque vocês não promovem uma brincadeira em relação ao calendario da indy para que cada um de nós pessoas que gostam da indy fazermos um calendario que seria perfeito pra cada um de nós amantes da indy. o calendario atual é bom mas eu pelo menos acho que falta algumas provas que seriam muito boas para a indy. Abraços!!!

    ResponderExcluir