Luiz Razia, o único brasileiro que disputa a Indy Lights esse ano, teve um fim de semana regular, onde largou e chegou na quinta posição.  


O piloto da Sam Schmidt Peterson Motorsports with Curb Agajanian teve um começo complicado no fim de semana, com seu carro tendo problemas no primeiro treino livre e ele ficando parado na pista por duas oportunidades.  Mesmo assim, ainda terminou esse treino na sexta posição.  Em sua página no Facebook, o piloto declara:  "No treino livre hoje tivemos dois problemas mecânicos, não terminamos o treino por completo, perdemos tempo na pista que não conheço assim terminando em sexto (P6)."


Razia (ao cento), ao lado de Simon Pagenaud (à esquerda) e Jack Harvey (à direita)
Para o segundo dia, tanto o piloto como a equipe ainda tinham problemas de adaptação aos novos pneus que a categoria usa esse ano, e não foram páreos para os carros da Andretti Autosport nem da Belardi Autosport.  Razia ainda foi o melhor piloto da equipe, terminando na quinta posição tanto no segundo treino livre como no treino que definiria o grid de largada:  "A classificação foi um pouco melhor que os treinos livres, mas ainda ficamos distante da pole" declara o piloto em sua página.  "Precisamos melhorar em alguns pontos da pista e conseguir tirar mais dos pneus novos de alguma forma. Vamos largar de quinto amanha (P5)."  Mas o piloto ainda demonstrava confiança de viver momentos melhores na corrida:  "Fui o mais rápido entre meus companheiros o que é bom mas não o suficiente para estar entre os três. Essa foi oficialmente a primeira classificação do ano."

Sendo entrevistado pelo Road to Indy TV
Já na corrida, a largada em movimento ainda atrapalha um pouco, e o piloto acabou sendo ultrapassado pelo lindo do Jack Harvey.  Através de boletim da equipe, o piloto diz:  "Eu estava no momentum certo de aceleração na largada, mas os pilotos a minha volta não estavam.  Então, quando freei eles não frearam, e então Jack Harvey conseguiu me passar na largada." O brasileiro ficou o tempo todo muito próximo de seu companheiro, mas como as ultrapassagem em Long Beach são naturalmente difíceis, e o Dallara IP2 também não ajuda nesse ponto, o piloto acabou mesmo na quinta posição, após problema mecãnico de Alex Baron. "Eu segui Jack e tentei pressioná-lo, mas quando eu tinha melhorado meu ritmo de corrida, ele também conseguiu melhorar.  Isso é bom porque podemos incitar um ao outro a correr mais." Analisa o baiano.

Razia agora está em quarto lugar no campeonato, com 60 pontos, 33 pontos a menos que  o líder do campeonato, Zach Veach; e a sete pontos de Jack Harvey, o melhor estreante até aqui.

Na próxima etapa os pilotos vão uma rodada dupla no circuito de Barber Motorsports Park, no Alabama. As 40 voltas do Legacy Indy Lights 100 acontecem nos dias 26 e 27 de abril.  "Eu espero melhorar meu treino classificatório em Barber mas estou feliz de terminar em quinto aqui em Long Beach."  confirma o piloto, ainda com chances no campeonato: "Teremos 10 corridas no campeonato, vamos buscar este título. Próxima corrida é Alabama, pista como as Europeias, lá vamos começar mesmo a melhorar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário