A primeira largada parada da temporada 2014 da Verizon IndyCar Series, acontecerá no Grande Prêmio de Long Beach, no dia 13 de abril. Em vista disso, a IndyCar anunciou um pacote de regras para facilitar a compreensão dos fãs sobre esse tipo de largada. Confira abaixo:

As largadas paradas na Indy têm dividido opiniões dos fãs da categoria.
(Foto: IndyCar)

Voltas de Apresentação - O carro de segurança dará início às duas voltas de apresentação, onde os pilotos seguirão atrás mediante a sua posição adquirida no treino classificatório. A velocidade das voltas de apresentação será definida pelo safety car, não permitindo nenhuma ultrapassagem entre os carros. Se algum carro não conseguir partir junto com o restante do pelotão, ele poderá retornar à sua posição inicial antes da conclusão da primeira volta de formação.

Grid - No final das voltas de apresentação, os pilotos deverão alinhar  as rodas dianteiras do carro dentro da sua linha de grid, demarcada na cor laranja. Um sinal de cinco segundos será dado ao iluminar um par de luzes vermelhas nas torres de luz verticais. A contagem regressiva para o início acenderá um par de luzes vermelhas a cada 1 segundo. Depois de um atraso aleatório de entre 0,5 e 4 segundos, a corrida é iniciada, tendo todas as luzes vermelhas apagadas

Falsa Partida - Uma falsa partida será declarada caso um carro se mova para frente antes do tempo ou se estiver fora de sua posição atribuída durante a sequência de luzes.

Largada Abortada - A IndyCar pode abortar a partida antes do final da contagem regressiva das luzes vermelhas. No caso de um início abortado, luzes amarelas serão exibidas e a contagem regressiva irá congelar. Uma volta de apresentação extra será realizada após o sinal de largada abortada.

Se uma segunda tentativa da largada parada resultar em outro aborto, o recomeço será feito com os carros em andamento.

Fonte: IndyCar

Nenhum comentário:

Postar um comentário